Definida fórmula de classificação para o Mundial
Mundial de seleções será realizado em 2022
Por decisão do seu Conselho de Administração, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou o sistema de qualificação para o Campeonato Mundial 2022. Vinte e quatro times, por gênero, vão disputar a competição. A edição masculina será realizada na Rússia, enquanto a Holanda e Polônia sediarão a feminina.
No masculino e no feminino a classificação prevê o mesmo número de equipes que vão entrar em quadra para a disputa do título. As seleções dos países anfitriões têm vaga certa, assim como os atuais campeões mundiais – a Polônia entre os homens, e a Sérvia entre as mulheres.
Os cinco Campeonatos Continentais de 2021 vão classificar duas equipes por gênero. No caso de a seleção do país anfitrião ou o atual campeão mundial também garantir uma das duas primeiras vagas em um Campeonato Continental, a próxima equipe com melhor classificação no torneio estará garantida no Campeonato Mundial.
Completarão a lista de 24 equipes por gênero, as 12 ou 11 equipes restantes (dependendo do número de anfitriões) vão ser definidas com base no ranking mundial da FIVB, ao fim da temporada 2021.