Denso Ageo
Home Destaques Denso, de Rosa, quer inspirar Fukushima após tragédia
Destaques - Internacional - 14 de abril de 2025

Denso, de Rosa, quer inspirar Fukushima após tragédia


Representar uma região devastada em 2011 e inspirar sua população motivam as jogadoras do Denso Airybees na fase final do Campeonato Japonês feminino de vôlei. O time de Rosamaria, quarto colocado ao fim da temporada regular, quer voltar a colocar o nome de Fukushima nas manchetes por um bom motivo.

14 anos atrás, Fukushima foi uma das regiões mais afetadas por um terremoto seguido de tsunami no Japão. As ondas com mais de dez metros atingiram alguns reatores da usina nuclear da cidade, liberando radiação. Localidades inteiras precisaram ser evacuadas por conta dos perigos da contaminação, algumas delas seguem desabitadas até hoje. Mais de 20 mil pessoas morreram naquela tragédia natural.

Companheira de Rosamaria no Denso Airybees, a líbero Haruna Kawabata falou sobre como a tragédia reflete no cotidiano do time.

– Nesta temporada, mudamos nossa sede para Fukushima e enfrentamos um calendário extremamente difícil, com 44 partidas na temporada regular. É por isso que estamos realmente felizes por chegarmos à final em quarto lugar. Com o slogan da nossa equipe, “Teppen” (o topo), em nossos corações, continuaremos lutando juntos como um só time. É uma honra jogar as quartas de final em nossa nova arena em Koriyama, em Fukushima. Esperamos que pessoas de Fukushima, Koriyama e de outros lugares venham nos ver competir neste novo palco. Por meio do nosso desempenho em quadra, queremos inspirar, emocionar e contribuir para a recuperação e revitalização de Fukushima – comentou a jogadora.

A cidade de Koriyama fica localizada a menos de 120 quilômetro da Usina Nuclear de Fukushima. Nas quartas de final do Campeonato Japonês, o Denso vai encarar o Ageo Medics na série em melhor de três, com jogos marcados para sexta, sábado e domingo (se necessário).

Rosamaria terminou a temporada regular na segunda colocação entre as maiores pontuadoras, com 927 pontos. É a segunda temporada da brasileira pelo Denso.