Brasil Polônia
Home Liga das Nações Derrota tira Brasil na liderança do ranking mundial
Liga das Nações - Seleção Brasileira - 12 de junho de 2022

Derrota tira Brasil na liderança do ranking mundial

Polônia assumiu o primeiro lugar do ranking mundial masculino neste domingo


O Brasil não lidera mais o ranking mundial masculino de vôlei. Ao perder para a China por 3 a 0, neste domingo, em Brasília (DF), a Seleção Brasileira foi ultrapassada pela Polônia (379 a 370). Horas depois, a diferença aumentou, já que os poloneses, sem os principais jogadores, ganharam da França de virada, em Ottawa, também pelo encerramento da primeira etapa da Liga das Nações, por 3 sets a 1.

Desta forma, a Polônia passa a ter 385 pontos, contra os 370 do Brasil. A França, campeã olímpica, fechava o top 3, com 357 pontos, perdeu a posição para a Rússia: 352 a 351.

Vale lembrar que o ranking mundial é atualizada a cada jogo desde o ano passado. Até então, as mudanças ocorriam ao fim das competições. Confira o ranking masculino da FIVB.

Pelas novas regras do ranking, o algoritmo leva em conta vários fatores para definir a pontuação. Um deles é a diferença de posicionamento dos times em quadra. No caso de Brasil x China, era primeiro contra o 22°. Os chineses saltaram para 17º ao fim da partida em Brasília.

O ranking, inclusive, será levado em consideração para a definição das vagas olímpicas, com a classificação dos primeiros. A Federação Internacional anunciou as mudanças em abril. Relembre aqui!

O Brasil foi dominante no ranking mundial masculino desde 2001, no início da “era Bernardinho”.