Dominicana sofre, mas está na semi da Copa Pan-Americana
Time de Marcos Kwiek está na disputa por medalhas na competição
A República Dominicana garantiu, na noite desta quinta-feira (10/8), um lugar na semifinal da Copa Pan-Americana feminina. Jogando contra a torcida contra em Ponce, Porto Rico, vitória sobre as donas da casa por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 25-13, 18-25, 23-25 e 16-14.
Com o resultado, o time dirigido pelo brasileiro Marcos Kwiek ficou em primeiro lugar no Grupo A e avançou diretamente para as semifinais. Outro time já classificado é o dos Estados Unidos, líder do Grupo B, que atua como uma equipe alternativa e conta em seu elenco com Jenna Gray, nova levantadora do Gerdau Minas.
A ponta/oposta Brayelin Martinez. ex-Dentil/Praia Clube, foi a maior pontuadora do duelo com 28 pontos (24 ataques, 3 bloqueios e 1 ace). A minastenista Yonkaira Peña colaborou com dez para República Dominicana.
– Sabíamos que precisávamos de apenas um set para a classificação para a semifinal. Tivemos a oportunidade de colocar mais jogadoras para atuar. E foi um confronto duro. Porto Rico jogou uma excelente partida. Creio que o esse duelo será útil para a sequência do torneio, pois nos deu mais confiança. Nós atingimos o objetivo e temos de seguir trabalhando – disse Kwiek.
Os times que ficaram em segundo e terceiro em seus grupos disputam nesta sexta-feira as outras duas vagas nas semifinais. Porto Rico jogará contra a Colômbia, dirigida por Antonio Rizola, enquanto a Argentina enfrentará o Canadá.
Já México, de Nicola Negro, Chile, Peru e Costa Rica jogarão torneio de consolação para definição do sétimo ao décima lugar.