Doping
Home Destaques Doping: mais um caso antigo da Rússia é confirmado
Destaques - Internacional - 20 de julho de 2023

Doping: mais um caso antigo da Rússia é confirmado

Aleksandr Kimerov teve uma punição de dois anos anunciada pela FIVB


A cada semana um antigo caso de doping da Rússia é confirmado no vôlei mundial. Nesta quinta-feira (20/7) foi a vez do anúncio do encerramento do caso de Aleksandr Kimerov, 26 anos e 2,17m.

O jogador deu positivo em dois testes antidoping fora do período de competição, em 20 de novembro de 2013 e 18 de agosto de 2014, por utilização de clenbuterol (aumenta a capacidade respiratória, contribui para o aumento dos tecidos musculares e para a queima de gordura) e deidroclormetiltestosterona (DHCMT), um esteróide anabolizante.

Kimerov aceitou a sanção da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) de dois anos anos, entre 9 de dezembro de 2022 e 8 de dezembro de 2024. Nos últimos dois anos, ele defendeu o Yaroslavich Yaroslavl.

Esse é um dos casos iniciados depois que a Agência Mundial Antidopagem (Wada) teve acesso a informações e amostras de atletas coletadas pelo Laboratório de Moscou. Durante vários anos, autoridades russas foram coniventes com casos de doping em diversas modalidades. O resultado final foi a suspensão do esporte da Rússia de diversas competições internacionais.

O vôlei masculino da Rússia apresenta diversos casos positivos de doping, incluindo vários campeões olímpicos em Londres-2012. Kimerov não é um deles. Em 2015, ele ajudou o país a ser campeão mundial sub-21 e sub-23.