Dupla da Suécia desponta como favorita no vôlei de praia em Paris 2024
Home Destaques Vôlei de praia: por que suecos despontam como favoritos em Paris
Destaques - Paris-2024 - Praia - 26 de julho de 2024

Vôlei de praia: por que suecos despontam como favoritos em Paris

Hellvig e Ahman são os atuais número 1 do mundo e trazem um novo e “revolucionário” estilo de jogo


Na disputa do vôlei de praia masculino nos Jogos Olímpicos de Paris, a dupla sueca formada por Jonathan Hellvig e David Ahman, atual número 1 do mundo, desponta como favorita ao ouro. Com um estilo de jogo “revolucionário” e seis títulos dos últimos sete eventos na elite do Circuito Mundial, os suecos se credenciaram como a time a ser batido na França.

Hellvig e Ahman adotaram um estilo de jogo em que “empurram” a recepção do saque para o mais próximo possível da rede. Isso permite que a dupla ataque no segundo toque ou confunda seus oponentes, parecendo atacar antes de levantar a bola para um golpe mais potente e com bloqueio quebrado no terceiro toque.

O técnico sueco Rasmus Jonsson convenceu a dupla a se comprometer com o estilo há mais de oito anos. A mudança trouxe um retorno quase instantâneo, com a conquista da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires- 2018.

– É necessário uma técnica muito, muito melhor, tanto no passe quanto no ataque. É preciso muito, muito, muito treinamento – enfatizou o treinador.

O novo estilo de jogo e o bom momento dos suecos ligaram o alerta nos adversários. Os brasileiros André e George, dupla número 3 do mundo, treinaram com os suecos na preparação para Paris. Para George, os adversários são diferenciados.

– Eles estão fora da curva. A velocidade deles faz toda a diferença, pois conseguem ficar sozinhos na rede para atacar e ter uma vantagem no bloqueio – disse o brasileiro, que contou ainda que identifica o saque forte como uma possível estratégia para bater a dupla.

Sobre as estratégias dos rivais para superá-los, Hellvig vê a dupla preparada para superar as dificuldades.

– Teremos que nos ajustar algumas vezes, mas já fizemos isso em várias oportunidades antes. Não é nenhuma surpresa, mas ainda é difícil se defender contra isso – afirmou o sueco.

Na disputa do vôlei de praia masculino em Paris, Hellvig e Ahman estão no Grupo A da fase classificatória, ao lado de Nicolaidis e Carracher, da Austrália, Cottafava e Nicolai, da Itália, e Cherif e Ahmed, do Catar. A estreia será neste sábado (27), contra os australianos, às 10h (de Brasília).