Egonu
Home Mundial de Clubes Egonu dá show e leva Conegliano à final
Mundial de Clubes - 7 de dezembro de 2019

Egonu dá show e leva Conegliano à final

Com uma grande atuação de Egonu no ataque, Conegliano eliminou o Vakifbank


O Conegliano é o primeiro finalista do Campeonato Mundial feminino de clubes. Em Shaoxing, na China, neste sábado, o time derrotou o Vakifbank, da Turquia, em um jogaço, por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 20-25, 25-23, 21-25 e 23-21. E foi mais um show de Egonu.

A oposto brilhou com 38 pontos, 34 deles no ataque. Como sempre, ela foi a bola de segurança da levantadora polonesa Wolosz com sobras. Egonu recebeu 67 bolas para atacar. Como comparação, quem apareceu na sequência pelo Conegliano foi Hill, com menos da metade: 30.

Uma atuação enorme de Egonu, na verdade, mais uma. O Conegliano chegou a estar perdendo por 14 a 10 no tie-break, mas contou com sua craque para uma virada épica. E olha que ela até defendeu para iniciar um contra-ataque para ter o match point!

Pelo Vakifbank, a brasileira Gabi vinha uma atuação bem consistente no ataque, uma das melhores dela por clubes ou Seleção Brasileira nos últimos tempos. Mas ela perdeu a regularidade na reta final do tie-break, quando inclusive teve chances para fechar o jogo. No total, foram 22 pontos marcados: 21 no ataque e um no bloqueio, além de participação efetiva no fundo de quadra no passe e na defesa.

No aproveitamento de ataque, Gabi terminou com 50%. Ele beirava 58% na tie-break, quando passou a ser bem marcada pelo bloqueio italiano.

O JOGO

No primeiro set, os ataques foram os únicos protagonistas de lado a lado. Nenhum ponto foi marcado no bloqueio ou no saque. E, neste quesito, Egonu doutrina. Foram nove pontos dela na parcial. Pelo lado turco, os erros pesaram. Foram dez pontos dados de graça para as adversárias.

Para empatar o jogo, o Vakifbank contou com bloqueio. Sumido até então, o fundamento surgiu com força: foram seis pontos no fundamento, incluindo os dois primeiros em Egonu, ambos com Gunes, a destaque nas estatísticas do Mundial.

Na sequência do jogo, o Conegliano seguiu muito dependente de Egonu, enquanto o Vakifbank viu o crescimento da sueca Haak, muito errática no início do jogo, e das centrais Rasic e Gunes. Haak, inclusive, terminou o duelo com 24 pontos.

Com uma atuação coletiva mais consistente, o time de Giovanni Guidetti caminhava para a vitória. Chegou a abrir 14 a 10, mas viu o valente adversários reagir. No fim, a incrível virada do Conegliano aconteceu. Choro de ambos os lados da quadra após um jogo para entrar para a história do vôlei.

Neste domingo, o Conegliano jogará pelo título inédito contra Eczacibasi, às 9h (de Brasília). Já o Novara disputará o bronze com o Vakifbank.

LEIA TAMBÉM

O primeiro ano de vida do Web Vôlei

+ Facundo Conte ajuda a equilibrar o Sada Cruzeiro

As melhores da primeira fase do Mundial feminino