Fotos Europeu Egonu
Home Internacional Egonu: reserva, mal-estar e dúvidas
Internacional - 16 de agosto de 2023

Egonu: reserva, mal-estar e dúvidas

A oposta viu quase toda a partida contra a Romênia do banco de reservas em Verona


A ausência de Paola Egonu foi a principal surpresa na escalação titular da Itália na abertura do Campeonato Europeu feminino, nesta terça-feira (15/8), em Verona, diante da Romênia. O técnico Davide Mazzanti optou pela estreante Ekaterina Antropova como titular, além de fazer mais inversões do 5-1 com Sylvia Nwakalor do que com a principal estrela.

Egonu teve uma rápida passagem pela quadra, no primeiro set. Não pontuou. E também não voltou mais. Acompanhou do banco de reservas o restante do confronto. Ao fim do jogo, não conversou com a imprensa e teve um mal-estar, precisando de atendimento médico. Segundo a Federação Italiana, ela foi “estabilizada imediatamente” e levada ao hotel, sem necessidade de internação ou exames em um hospital”. Segundo a mídia local, a maior desconfiança foi uma baixa de pressão por conta do calor.

Mazzanti foi perguntado sobre ter deixado Egonu no banco de reservas:

– Conversamos, pedi disponibilidade a ela sobre isso, então em nossa campanha descobriremos aos poucos como jogar com todas as nossas cartas. A possibilidade de ter grande peso nos fundamentos faz parte do DNA desta equipe. Tenho de aproveitar ao máximo tudo o que pudermos durante o jogo – disse, que chegou a testar em jogo-treino com a Sérvia uma formação com Egonu e Antropova juntas. – Tenho muitas opções e vamos assim durante os Europeu, partindo do equilíbrio que mais senti hoje. As oitavas de final chegam rapidamente e não posso fazer mais testes, até porque a Antropova não estava disponível até ao fim de semana passado e não pude por isso testar algo que poderia não poder usar.

Novidade na equipe após conseguir a cidadania italiana, Antropova fez uma análise da estreia:

– Jogar na Arena (de Verona) foi incrível, tudo somado à emoção do meu primeiro jogo. Graças às minhas companheiras pude dar a minha contribuição mesmo podendo e querendo fazer muito melhor. Normalmente tenho a tendência de me lembrar mais do que faço mal do que do que faço bem mas no geral o que mais importa é o que a equipe fez e nesse sentido o resultado final é muito importante. Soube nesta terça que jogaria como titular, estava pronta depois de dias intensos de trabalho nos treinos. Quero agradecer a todos os fãs que nos apoiaram tornando esta noite única. Entrar em quadra e ouvir o hino nacional foram emoções que levarei sempre no coração, algo verdadeiramente único.