Em jogo de despedida, Vini comanda vitória do Goiás
Na noite de despedida do central Vini, que vai se aposentar ao final desta temporada, o Goiás derrotou o Vôlei Renata
No jogo que marcou a despedida do central e capitão Vini – 39 anos, 1,96m – foi o último jogo do Goiás Vôlei no seu ginásio e, após esta temporada ele vai se despedir das quadras -, o time goiano conquistou uma vitória muito importante e simbólica na noite desta quarta-feira: derrotou o Vôlei Renata por 3 sets a 0 – parciais de 25-22, 25-23, 25-16, pela oitava rodada do returno, e soma gora nove pontos, na 11ª posição da Superliga Masculina de Vôlei 2021/22.
Foi, provavelmente, a melhor atuação do Goiás na temporada. A formação inicial da equipe surpreendeu. O campeão olímpico Dante, gestor do projeto, voltou simbolicamente a jogar. Vestiu a camisa e deu o saque inicial do jogo para marcar a despedida do amigo Vini. Mas foi só. Reconhecidamente um dos maiores ponteiros da história da nossa Seleção, Dante saiu em seguida e a partida teve início. Matematicamente, a equipe goiana ainda luta contra o rebaixamento, mas tem poucas chances de escapar, pois já não depende mais de si para permanecer na elite. O Brasília, primeiro time fora da zona do descenso, tem 14 pontos e um jogo a menos.
O homenageado da noite, Vini, marcou 14 pontos (9 de ataque, 4 de bloqueio e 1 de saque). Ele teve uma grande atuação e fez o ponto que encerrou o jogo num belo ataque pelo meio. A comemoração, emocionada, foi com os companheiros, a torcida e a família. E, para coroar o momento e fechar a noite com chave de ouro, ele, que é natural de Goiânia, foi eleito o melhor em quadra e faturou o Troféu Viva Vôlei.
Vini recebeu uma camisa dos dois times. Pelo Vôlei Renata, o uniforme com o número 212, referente à quantidade de jogos que ele fez pelo time campineiro na carreira. A esposa, também muito emocionada, entregou ao jogador a camisa do Goiás de número 11 com a palavra “obrigado” escrita nas costas. Os filhos o homenagearam com uma bola autografada.
– Quis o destino que eu me despedisse hoje do voleibol com a presença desses dois clubes que são muito importantes na minha carreira, o Goiás e o Vôlei Renata. Agradeço demais à torcida. Estou muito feliz. Acreditem até o final. Vamos lutar até o último ponto para permanecer na primeira divisão – disse Vini -, que é goiano.
O maior pontuador da partida foi o oposto Lucas Tchô Tchô, do Goiás, que jogou hoje como ponteiro, com 18 acertos. O Vôlei Renata segue desfalcado de três titulares: o central Lucão, o oposto Evandro e o ponteiro Temponi, todos em processo de recuperação de lesão. O time sofreu com a virada de bola. Adriano foi o maior pontuador da equipe, com 10 pontos e 40% de aproveitamento no ataque. Marcou apenas 35 pontos no fundamento, enquanto o Goiás fez 51.
O Vôlei Renata segue na quinta colocação, com 29 pontos, mas pode ser superado pelo Vedacit Guarulhos, que tem 28 e enfrenta hoje o Funvic Natal no Rio Grande do Norte.