
Em jogo épico, Brasil perde para a Itália e briga pelo bronze no Mundial de Vôlei
No jogo mais emocionante e tecnicamente mais bem jogado da temporada, o Brasil foi derrotado pela Itália por 3 sets a 2, de virada – parciais de 22-25, 25-22, 28-30, 25-22, 15-13 -, na manhã deste sábado (6/9), em Bangkok, na Tailândia, pela semifinal do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei 2025 e vai disputar a medalha de bronze, neste domingo, às 5h30 (horário de Brasília), com o Japão. As japonesas foram eliminadas hoje pela Turquia por 3 a 1. Turquia e Itália disputam o ouro amanhã, às 9h30.
Campeonato Mundial Feminino de Vôlei
- Domingo (7/9)
- 5h30 – Brasil x Japão (disputa do bronze)
- 9h30 – Itália x Turquia (disputa do ouro)
- Onde assistir: Sportv 2, VBTV e canal do Web Vôlei no Youtube
José Roberto Guimarães escalou o mesmo time que derrotou a França nas quartas de final com a levantadora Roberta, a oposta Rosamaria, as centrais Julia Kudiess e Diana, as ponteiras Gabi e Julia Bergmann e a líbero Marcelle. A dupla troca com Macris e Kisy, além de Helena, foram utilizadas.
Maiores pontuadoras de Brasil x Itália
- Brasil
Gabi 29 pontos
Rosamaria 20
Diana 15
Julia Kudiess 14 - Itália
Antropova 28 pontos
Sylla 21
Egonu 11
Nervini 8
Como foi o jogo
Errando pouco e muito bem no saque e no ataque, o Brasil abriu 7 pontos de vantagem (17 a 10) no primeiro set. Julio Velasco sacou Egonu, até então com apenas um ponto, para a entrada de Antropova, que já fez logo três pontos de contra-ataque e diminuiu a diferença para 17 a 14. José Roberto pediu tempo e pediu para o time manter a agressividade na virada de bola. O Brasil venceu a parcial com Rosamaria e Gabi marcando 6 pontos cada uma.
A Itália manteve Antropova no segundo set e voltou melhor na segunda parcial. A Azzurra chegou a abrir 11 a 6, mas numa boa passagem de Diana pelo saque o Brasil diminuiu e reequilibrou o jogo diminuindo a diferença para dois pontos (20 a 18). A Seleção Brasileira cedeu 10 pontos em erros contra 6 da italiana na parcial e pedeu o set por 25 a 22.
O terceiro set foi equilibrado até a reta final, quando a Itália forçou o saque e virou o jogo para 20 a 18. O Brasil estava com dificuldade de virar as bolas altas, mas compensou no bloqueio para virar uma parcial que parecia perdida e vencer por 30 a 28. O Brasil marcou 10 pontos de bloqueio contra 2 das italianas.
O Brasil seguiu com dificuldade na virada de bola com Julia Bergmann, principalmente na chamada rede de duas, mas manteve a Itália no radar, mas deu Itália por 25 a 22. No tie-break, o Brasil conseguiu sair de uma desvantagem de dois pontos e abrir 10 a 9, com Gabi comandando os ataques. Na diferença mínima, a Itália venceu o set e está na final do Mundial Feminino de Vôlei.
Brasil: Roberta, Rosamaria, Julia Kudiess, Diana, Gabi, Julia Bergmann e Marcelle (líbero). Entraram: Helena, Macris e Kisy. Técnico: José Roberto Guimarães.
Itália: Orro, Paola Egonu, Danesi, Fahr, Nervini, Sylla e De Gennaro (líbero). Entraram: Giovannini, Cambi e Antropova. Técnico: Julio Velasco.