Em jogo memorável, Barueri abre vantagem na final do Paulista
São Paulo/Barueri derrotou o Osasco/Audax no José Corrêa e fica a uma vitória do título inédito
O São Paulo/Barueri está a uma vitória do inédito título do Campeonato Paulista Feminino. Em mais uma partida memorável – como a que fez na semifinal, quando ganhou quatro sets consecutivos para eliminar o Sesi/Bauru e se garantir na final -, o time do técnico José Roberto Guimarães derrotou mais uma equipe de investimento muito maior e, ao menos no papel, favorita.
Desta vez, a vítima do jovem time tricolor, que mais uma vez jogou com disciplina a alegria, foi o Osasco/Audax, na vitória por 3 sets a 0 – parciais de 25-22, 26-24, 26-24 -, na noite desta quarta-feira, no Ginásio José Corrêa, em Barueri, no primeiro jogo da final do Estadual.
O segundo confronto será na próxima sexta-feira, às 21h30, no Ginásio José Liberatti, em Osasco, com transmissão pelo SporTV 2. A equipe do técnico Luizomar de Moura precisa vencer o jogo por qualquer placar para forçar a realização do golden set (set desempate) e brigar pelo 15º título paulista da sua história.
Força do conjunto
A oposto Lorenne foi a maior pontuadora do jogo, com 19 pontos. Isso, porque até o início do segundo set, ela tinha marcado apenas três. Foram 12 pontos só na terceira parcial. Mas, ela não foi o único destaque da equipe tricolor, que soube, mais uma vez, explorar seu pontos forte: o conjunto.
Pelo Osasco, quem mais pontuou foi a oposta cubana Casanova, com 15 acertos.
Além de Lorenne, a líbero Nyeme fez uma grande partida, varrendo a quadra com defesas espetaculares. Juma distribuiu bem e Maira e Tainara foram muito eficientes tanto no passe quanto no ataque. As centrais Mayany e Diana não apareceram tanto no setor ofensivo, mas foram fundamentais no bloqueio, tocando nas bolas para os contra-taques mortais de Barueri pelas extremidades.
Muito treino
Emocionada, no final da partida, Lorenne deu a receita do sucesso e das belas atuações da sua equipe na temporada:
– A gente treina muito, estuda todos os dias, é exaustivo o tanto que agente treina, mas é o que vem dando resultado. Acho que é importante respeitar (o adversário), mas sabendo que a juventude está aí. Todo mundo está de parabéns pela partida que fez. Agora o jogo é lá… – disse a oposta, referindo-se à decisão no caldeirão do José Liberatti.
Na fase classificatória do Paulista, Osasco venceu por 3 a 0 e terminou na segunda colocação, atrás do líder Sesi/Bauru. O São Paulo/Barueri foi o quarto.
No Osasco, além da derrota, o time amargou duas lesões: a ponteira Ellen sentiu dores no joelho esquerdo e deixou a quadra no primeiro set e, no terceiro, Fernanda Tomé virou o pé direito e também saiu de campo com muitas dores no tornozelo. A comissão técnica deve se manifestar nesta quinta-feira sobre o grau das lesões e se elas terão condição de jogar na sexta-feira.
O jogo
Com exceção do primeiro set, Barueri teve de buscar o placar no final das parciais para conseguir a bela vitória. Na segunda, perdia por 22 a 17. Contou com erros seguidos de Osasco e com a eficiência das suas atacantes para virar em 26 a 24. No terceiro set, esteve perto do rival o tempo todo. Osasco chegou a fazer 23 a 21, em um ataque de Jaque. Mas, com um ritmo impressionante na defesa, principalmente com Nyeme, o Tricolor buscou novamente o marcador, passou à frente e repetiu o placar da segunda parcial, fechando o jogo em 3 a 0 e levando o torcedor na arquibancada do José Corrêa à loucura.
Lembrando que esse jogo deveria ter acontecido na terça-feira. Mas, por conta da chuva forte que caiu em Barueri e do mau estado do teto do ginásio, as goteiras adiaram a realização da partida para esta quarta.
São Paulo/Barueri: Juma (3), Lorenne (19), Tainara (13), Maira (7), Mayany (5), Diana (2) e Nyeme (líbero). Entraram: Dani Terra, Jacke, Kisy (4) e Lays. Técnico: José Roberto Guimarães
Osasco/Audax: Roberta (2), Casanova (15), Jaque (7), Bjelica (4), Mara (9), Bia (5) e Camila Brait (líbero). Entraram: Ellen, Pri Heldes, Fernanda Tomé (1), Kika. Técnico: Luizomar de Moura.