Eda Erdem
Home Destaques Erdem, 38 anos, reflete sobre jogar a próxima Olimpíada
Destaques - Internacional - 8 de setembro de 2025

Erdem, 38 anos, reflete sobre jogar a próxima Olimpíada


A temporada de seleções em 2025 foi diferente para Eda Erdem. A capitã e principal liderança da seleção feminina de vôlei da Turquia não jogou a Liga das Nações (VNL), ganhou um período maior de férias e voltou com tudo no Campeonato Mundial, na Tailândia.

Uma opção pensada na tentativa de aumentar a longevidade na carreira. Aos 38 anos, a meio de rede sabe que o corpo precisa ter um cuidado especial, quando se planeja a presença nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Após a derrota na final do Mundial para a Itália, neste domingo (7/9), ela foi questionada sobre os planos para o ciclo olímpico. E evitou fazer promessas ou garantias para a torcida.

– Faltam três anos para as Olimpíadas de 2028. Eu me cuido muito bem. Tenho 38 anos, mas estou pensando: “Por que não devo continuar?”. Mas é muito cedo para falar, precisamos analisar isso depois – disse Eda Erdem.

– Estou fazendo planos a curto prazo agora. A temporada da seleção terminou com o segundo lugar no Mundial, e agora é hora de conquistar outros troféus com o Fenerbahce. Vamos ver o que acontece no próximo verão. É muito cedo para falar sobre 2028.

ÓTIMOS NÚMEROS

Eda Erdem não iniciou o Mundial como titular. Contra Espanha e Bulgária, Daniele Santarelli escalou Zehra Gunes e Sinead Jack-Kisal no meio de rede. Erdem estreou contra o Canadá.

Em cinco jogos, ela marcou 76 pontos e foi a terceira maior pontuadora da Turquia, atrás apenas de Melissa Vargas (151) e Ebrar Karakurt (82). No bloqueio, Eda Erdem teve 20 acertos e ficou atrás apenas de Julia Kudiess (30) e Diana (27) no ranking geral.

As atuações fizeram com que a experiente jogadora turca fosse eleita para a seleção do campeonato, fazendo dupla com a italiana Anna Danesi na posição. E ela falou sobre a escolha:

– Sempre estabeleço metas para mim mesma. Quando as supero, sinto orgulho e surpresa. Espero estar dando um bom exemplo para as jovens. Estou muito orgulhosa. Agora, vamos olhar para o próximo ano.