Eslovênia derrota França e pode ser rival do Brasil
Mais uma prova de força da estreante em Jogos Olímpicos neste sábado
A Eslovênia mostrou mais uma vez, nesta sexta-feira (2/8), ter todo o direito de sonhar grande nestes Jogos Olímpicos de Paris. No encerramento do Grupo A, vitória sobre a França, dona da casa e atual medalhista de ouro no vôlei masculino.
Triunfo por 3 sets a 2, parciais de 25-20, 25-23, 25-27, 22-25 e 15-11, calando a abarrotada e barulhenta Arena Paris Sul. O resultado manteve o aproveitamento de 100% dos eslovenos, que podem terminar como primeiros colocados no geral.
Para isso, a Itália não pode vencer a Polônia, neste sábado, por 3 a 0 ou 3 a 1. Um triunfo da Azzurra em cinco sets levaria o desempate entre os dois para os pontos average. Esse panorama, inclusive, pode colocar a Eslovênia, em sua primeira participação, no caminho do Brasil nas quartas de final nos Jogos de Paris-24.
O grande trunfo esloveno hoje foi o saque. No total, 12 aces, tendo o ponteiro Cebulj, com quatro, e o central Kozamernik e o oposto Toncek Stern como destaques (três cada). Como comparação, o time da França fez apenas quatro pontos diretos no fundamento. Chama a atenção como a seleção da Eslovênia consegue domar os nervos depois do momentos capitais. Hoje, por exemplo, o time perdeu dois matchs points no terceiro set, viu os franceses crescerem no embalo da torcida, mas retomou o controle do duelo para fechar na quinta parcial.
O oposto Toncek Stern foi o maior pontuador do time e do jogo, com 28 acertos. Pelo lado francês, o astro Ngapeth somou 21, dois a mais do que o oposto Patry.