Eslovênia
Home Destaques Eslovênia é primeira classificada às quartas
Destaques - Internacional - 3 de setembro de 2022

Eslovênia é primeira classificada às quartas

Em casa, vitória sem sustos sobre a Alemanha pelas oitavas de final do Mundial


Para delírio dos mais de 11 mil torcedores presentes na Arena Stozice, em Ljubljana, a Eslovênia é a primeira seleção classificada para as quartas de final do Campeonato Mundial masculino de vôlei. Neste sábado, vitória sobre a Alemanha por 3 sets a 1, parciais de 25-18, 25-19, 21-25 e 25-22, avançando de forma inédita para o grupo dos oito melhores da competição.

Os eslovenos esperam agora o outro duelo deste quadrante das oitavas de final, entre Holanda e Ucrânia para conhecer o próximo adversário (confira a tabela das oitavas de final do Mundial). Já os alemães voltam para casa.

O técnico romeno Gheorghe Cretu, que assumiu a Eslovênia semanas antes do Mundial, vem mantendo seu time base na competição, com Vincic no levantamento na disputa com Ropret.

A destacar com os donos da casa erraram pouco no início da partida. Em todo o primeiro set, foram apenas três pontos de graça dados para a Alemanha. Em comparação, a Eslovênia recebeu dez na primeira parcial.

Esse detalhe ajudou os eslovenos a passarem o susto do começo do jogo, quando os alemães chegaram a abrir três pontos. Depois da virada, no décimo ponto, o confronto passou a ter um único dono.

O polonês Winiarki, por sua vez, começou com o experiente Fromm no banco de reservas, promovendo Linus Weber como titular e passando Karlitzek para a ponta. A formação, porém, não encaixou. Karlitzek passou em branco no primeiro set. O grande momento dele individualmente e do time aconteceu no início do terceiro set, quando o placar chegou a ser 9 a 4 para os visitantes. Mas os eslovenos reagiram, aproveitando novo aumento no número de erros do rival, empataram em 11. Daí em diante os dois times ficaram revezando no comando do placar, até a Alemanha, mais equilibrada no passe com Schott, abrir três pontos na reta final, aproveitando uma série de bolas imprecisas de Vincic, e esticar o confronto.

O panorama inicial do quarto set parecia ser o mesmo do fim da parcial anterior. Cretu então tirou Cebulj, o maior pontuador, e colocou Rok Mozic. Ropret também já estava em quadra. O time esloveno viu o percentual de ataque aumentar, voltou a comandar o placar até fechar em 3 a 1, com uma pressão nos últimos pontos.

O maior pontuador do confronto foi Cebulj, com 19 acertos, seguido pelo oposto Toncek Stern (16). Weber e Karlitzek fizeram 17 e 14, respectivamente, para a Alemanha.

Eslovênia: Vincic, Toncek Stern, Cebulj, Urnaut, Kozamernik, Pajenk e Kovacic (líbero). Entraram: Mozic e  Ropret. Técnico: Gheorghe Cretu.

Alemanha: Kampa, Weber, Reichert, Karlitzek, Krick, Krage e Zenger (líbero). Entraram: Schott, Zimmermann, Maase, Fromm. Técnico: Michal Winiarski.