CBV
Home Fora de Quadra Esporte escolar discutido em evento da CBV
Fora de Quadra - Praia - 17 de junho de 2020

Esporte escolar discutido em evento da CBV

Evento aconteceu na noite de terça-feira


A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realizou nesta terça-feira mais um seminário virtual, desta vez sobre a a importância do esporte na escola, com apresentação do panorama nacional pelo gerente executivo de desenvolvimento esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Kenji Sato.

Sato falou para cerca de 140 pessoas, respondendo diversas dúvidas ao final, com mediação do Superintendente de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), José Virgílio Pires.

– Estou muito feliz em poder participar deste projeto e contribuir com a comunidade do voleibol de praia, que tanto admiro. Falar sobre a importância do esporte na escola é muito gratificante, é fundamental levantar este tema. Temos dados que apontam que a presença esportiva escolar proporciona a melhora da autoestima, reduz índices de repetência e evasão escolar, melhora a integração da comunidade com a escola e reduz níveis de violência – destacou Sato.

Ele citou atletas que já atuam com grande destaque no cenário internacional do vôlei de praia que tiveram presença nos Jogos Escolares da Juventude, organizado pelo COB. Casos de Duda, classificada para Tóquio, e Tainá, Victoria, Arthur Lanci e Adrielson, todos campeões mundiais de base. Ele comentou sobre a importância do esporte na detecção de possíveis talentos e da influência em competições de destaque, como os Jogos Pan-Americanos.

Segundo Kenji, 2.105 escolas de todo Brasil participaram da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude em 2019. Na delegação brasileira aos Jogos Pan-Americanos de Lima, também em 2019, 30% dos atletas tinham passado pela competição de base, dentro das modalidades que fazem parte do programa dos Jogos Escolares.

– Vários atletas de destaque do vôlei de praia passaram pelos Jogos Escolares da Juventude, isso denota a importância do esporte estudantil na formação dos mesmos. Estamos nesta missão de fomentar a introdução do esporte, oportunizar o desenvolvimento do vocabulário motor amplo, diverso e a iniciação esportiva sistematizada. Mas respeitando as fases de desenvolvimento das crianças e adolescentes. E ao apresentar o jovem ao ambiente esportivo competitivo, ter a possibilidade de observar pequenos talentos – completou.