
Estados Unidos: conheça liga diferentona com presença de Natália
Começou na noite desta sexta-feira (3/10) mais uma edição da AuPro Volleyball Championship, uma das ligas profissionais femininas de vôlei dos Estados Unidos, contando com a campeã olímpica Natália como uma das principais atrações.
Quando lançada, ela era conhecida como Athletes Unlimited e contou com a oposta Sheilla na reta final da carreira. Entre as americanas famosas, jogam neste ano Jordan Thompson, Micha Hancock e Justine Wong-Orantes.
A forma da definição da vencedora das partida é muito diferente da conhecida regra internacional, com jogos em melhor de cinco sets, com o ganhador tendo de vencer três. Na liga americana, as partidas são em melhor de três. E um time pode vencer as duas parciais e mesmo assim perder o jogo.
O que vale é a soma dos pontos feitos em cada parcial. Então a equipe A venceu os dois primeiros sets por 25-23 e 25-21, mas perdeu o terceiro por 25-13. No total de pontos, o time A fez 63 e o B, derrotado em duas parciais, 69. Esse foi exatamente o placar da estreia da equipe da ponteira Natália, ontem, derrotada em dois sets, mas vencedora do jogo por conta do total de pontos feitos.
Outra diferença desta liga é a formação de novos times a cada fim de semana. Antes de cada etapa, quatro capitãs são escolhidas. E elas participam de um draft para definir as companheiras.
TIMES E PONTOS INDIVIDUAIS
Natália está no time “Kingdon Rishel”, que veste azul. Na estreia, ela enfrentou o time “De La Cruz”, de laranja. No decorrer do fim de semana, duelos ainda contra a equipe “Abercrombie”, de amarelo, e o time “Hentz”, o roxo.
Existe ainda um ranking de pontuação individual para definir a melhor jogadora da competição. Ele leva em conta acertos das atletas no ataque, saque, bloqueio, levantamento, defesa. E ainda agrega pontos coletivos a cada set ou partida vencida.
Na estreia, Natália teve 11 acertos no ataque, dois no saque e um ace. No ranking geral, ela somou 274 pontos, incluindo um bônus de 40 por ter sido eleita a segunda MVP do jogo. Como comparação, a levantadora tailandesa Guedpard Pornpun totalizou 174 pontos para o ranking, enquanto a líbero japonesa Manami Kojima fez 157.
Já Lorenne, que divide sua temporada entre os Estados Unidos e a Turquia, somou 109 pontos, depois de três acertos no ataque na vitória do time “Kingdon Rishel”.