
Estatísticas do Mundial feminino de vôlei: as melhores antes da semi
O Campeonato Mundial feminino de vôlei entra no seu último fim de semana de disputas em Bangkok, na Tailândia. Nas estatísticas atualizadas ao fim das quartas de final, grandes nomes aparecem no top 3 dos fundamentos.
Pela Seleção Brasileira, a dupla de centrais está empatada no número absoluto de bloqueios. Julia Kudiess e Diana lideram com 18 pontos, mostrando como a posição conseguiu fazer com sucesso a transição após o fim da trajetória de Carol e Thaisa, as titulares na Olimpíada de Paris.
O passe também tem uma dobradinha brasileira no top 3, com Gabi se mantendo na liderança e com Julia Bergmann agora em terceiro lugar.
Como já publicado anteriormente, a estatística de passe merece uma explicação especial. O site oficial da competição faz sua lista de melhores a partir do número absoluto. O Web Vôlei faz um corte a partir do percentual de sucesso, nome utilizado pela FIVB, mas utilizando um número mínimo de ações para evitar distorções.
Ao fim das quartas de final, a quantidade mínima foi de 90 ações. Vale dizer ainda que o percentual de sucesso é diferente do aproveitamento, utilizado em outras competições, como a Superliga no Brasil, que possui sempre números mais altos.
Rival do Brasil na semifinal, a Itália vê seu grande expoente entrar na briga pelo status de maior pontuadora do Mundial. Paola Egonu entrou no top 3 após ser dominante na vitória sobre a Polônia.
Veja abaixo as melhores nas estatísticas de cada fundamento no Mundial feminino até aqui:
MAIORES PONTUADORAS
1 – Helena Cazaute (França) – 109 pontos
2 – Mayu Ishikawa (Japão) – 99
3 – Paola Egonu (Itália) – 96
PONTOS DE BLOQUEIO
1 – Julia Kudiess (Brasil) – 18 pontos
1 – Diana (Brasil) – 18
3 – Eline Timmerman (Holanda) – 16
PONTOS DE SAQUE
1 – Martyna Czyrnianska (Polônia) – 10 aces
1 – Iman Ndiaye (França) – 10
3 – Aleksandra Uzelac (Sérvia) – 8
DEFESAS
1 – Florien Reesink (Holanda) – 69
2 – Juliette Gelin (França) – 64
3 – Aleksandra Szczyglowska (Polônia) – 63
LEVANTAMENTOS BEM-SUCEDIDOS
1 – Sarah Van Aalen (Holanda) – 229
2 – Nanami Seki (Japão) – 182
3 – Guepard Pornpun (Tailândia) – 150
SUCESSO NO PASSE (mais de 90 ações)
1 – Gabi (Brasil) – 50%
2 – Juliette Gelin (França) – 41,49%
3 – Julia Bergmann (Brasil) – 38,98%