
Estrangeiras do Minas falam sobre a expectativa para a temporada
Duas das três estrangeiras contratadas para a temporada 2025/2026 estiveram na apresentação oficial do Gerdau Minas, neste sábado (16/8), em Belo Horizonte. A polonesa Julia Nowicka e a russa Maria Khaletskaya já estão no Brasil há algumas semanas em busca da adaptação.
Será a primeira experiência da dupla fora do vôlei europeu. Khaletskaya, de 31 anos, nunca jogou fora do vôlei russo, enquanto Nowicka, de 26 anos, já jogou por uma temporada na Alemanha.
Nas duas últimas temporadas, a oposta defendeu o Zarechie Odintsovo. Ela se diz empolgada com o novo desafio e revela que sua paixão pelo Brasil vem da infância.
– Quando recebi a oferta, aceitei quase imediatamente. Estive no Brasil em 2019, para a disputa da Liga das Nações, e gostei muito daqui. As arquibancadas estavam sempre lotadas, nunca vi torcedores tão apaixonados por vôlei. Além disso, passei a infância toda assistindo “O Clone”, muito popular na Rússia. Acredito que para muitos de nós (russos) é um sonho visitar um país tão lindo e acolhedor – comentou a jogadora de 1,95m.
Nowicka é canhota, tem 26 anos e 1,74m. Ela atuou em diversas equipes polonesas, sendo o Bielsko-Biala a última por três temporadas.

– Minhas primeiras semanas no Brasil estão sendo intensas. Eu quero me adaptar ao novo ambiente o mais rápido possível, conhecer a cidade, as minhas colegas de time. Está sendo incrível, porque eu moro perto do clube que oferece toda a estrutura que um atleta profissional precisa. Sei que faço parte de uma das equipes mais importantes do país e espero que possamos construir um legado baseado em confiança, respeito e trabalho árduo – disse.
Para completar as estrangeiras do elenco, o Minas ainda vai oficializar a ponteira canadense Hillary Howe Johnson, que disputará o Campeonato Mundial, a partir da próxima sexta-feira.