Europeu
Home Internacional Europeu masculino: Rússia é surpreendida pela Turquia
Internacional - 2 de setembro de 2021

Europeu masculino: Rússia é surpreendida pela Turquia


Zebra logo na primeira rodada do Campeonato Europeu masculino. A Rússia, vice-campeã olímpica em Tóquio, no mês passado, foi derrotada nesta quinta-feira pela Turquia por 3 sets a 1, parciais de 29-27, 16-25, 25-21 e 25-19, na cidade de Tampere, na Finlândia, pelo Grupo C.

A primeira pergunta do vôleifã deve ser: os russos estão completos no Europeu? Quase! Em comparação com a base titular nos Jogos Olímpicos, a principal ausência é o oposto Mikhaylov, liberado pela comissão técnica para descansar. Durante a preparação, a Rússia ainda perdeu o reserva imediato Poletaev. No mais, todo o restante do time está à disposição: Kobzar, Volkov, Kliuka, Volvich…

Sem os dois opostos, o técnico Tuomas Sammelvuo, comandando a Rússia pela primeira vez na Finlândia, sua terra-natal, usou um trio de ponteiros: Volkov, Kliuka e Podlesnykh. E eles somaram 50 pontos, 20 deles de Kliuka.

Do lado turco, dois destaques individuais: o ponteiro Efe Mandiraci anotou 19 pontos, sendo 18 no ataque, com 46% de aproveitamento. O oposto Adis Lagumdzija, grande nome da nova geração do país, colaborou com mais 19.

Nos fundamentos, a Turquia levou a melhor apenas no ataque (62 a 57), perdendo no bloqueio (10 a 13) e no saque (3 a 5).

Na segunda rodada, a Rússia enfrentará a Holanda, na sábado. Já Turquia duelará com a Espanha em busca do segundo triunfo no Europeu, amanhã. Completam o grupo Finlândia e Macedônia do Norte, que duelaram ontem, com vitória dos donos da casa por 3 sets a 1. Os quatro primeiros colocados avançarão para as oitavas de final.