Europeu
Home Internacional Europeu: Turquia vira e está na final
Internacional - 1 de setembro de 2023

Europeu: Turquia vira e está na final

Segunda finalista do Campeonato Europeu sai do duelo entre Sérvia x Holanda


O Campeonato Europeu feminino de vôlei já tem uma seleção finalista. Nesta sexta-feira (1/9), em Bruxelas, na Bélgica, a Turquia levou a melhor sobre a Itália por 3 sets a 2, parciais de 18-25, 25-23, 15-25, 25-22 e 15-6. A atual campeã da Liga das Nações agora aguarda pelo vencedor de Sérvia x Holanda para a decisão de domingo, às 15h.

O nome do primeiro set foi Paola Egonu. Ela mesmo, que começou no banco de Ekaterina Antropova, a escolha de Davide Mazzanti para a saída de rede. A camisa 18 entrou em quadra com a Azzurra perdendo até a metade da parcial. E, com uma fantástica passagem pelo saque (foram seis ações seguidas), ajudou a construir a vitória por 25-18. A destacar ainda os três pontos de bloqueio da central Anna Danesi.

O segundo set caminhava para uma vitória tranquila da Turquia, com o conhecido potencial ofensivo aparecendo desta vez. Ebrar Karakurt, com as já famosas comemorações exageradas e vários afrontes, chegou a tomar cartão amarelo. Aos poucos, o saque da Azzurra começou fazer a diferença cair, inicialmente com Marina Lubian. Depois foi Egonu a fazer dois aces seguidos, obrigando Daniele Santarelli a parar a partida. A Itália chegou a ter o ataque para estender a parcial, mas Zehra Gunes parou Elena Pietrini no bloqueio para deixar o jogo empatado.

O block levado não tirou a confiança de Pietrini. A ponteira teve um protagonismo ofensivo até certo ponto surpreendentemente no duelo, sendo importante para a Itália abrir vantagem no terceiro set. Sendo repetitivo, Egonu voltou a ter boas passagens pelo saque. Do outro lado, Melissa Vargas teve muita dificuldade no ataque. E isso cenário fez com que a Azzurra controlasse as ações até o fechamento bem tranquilo em 25-15.

Um aspecto visto em grande parte do duelo europeu: o saque italiano incomodando demais Hande Baladin e Karakurt. Já o serviço turco só viu o primeiro ace na semi ser marcado durante o quarto set, com Vargas. Karakurt fez um ace decisivo, com ajuda do desafio, para recolocar o time na partida (19-20), mostrando como o fundamento fez falta até então. Na sequência um passe errado de Sylla e mais um ace de Vargas levaram a definição para o tie-break.

Um quinto set tenso, como era de se esperar. E equilibrado até o quinto ponto, quando a Turquia ajustou seu bloqueio, abriu vantagem, graças a melhora nítida de Vargas, e obrigou Mazzanti a mexer no time. Mas a extensa vantagem deu a tranquilidade que as turcas precisavam para confirmar a virada e a vaga na final do Europeu, para explosão da torcida, maioria na arena belga.

Foram 25 pontos de Egonu e mais 17 de Pietrini para a Itália. Pela Turquia, 26 de Vargas e mais 15 de Karakurt.