Home Superliga Exame constata que lesão de Fran é caso cirúrgico e central está fora da Superliga
Superliga - 6 de janeiro de 2019

Exame constata que lesão de Fran é caso cirúrgico e central está fora da Superliga

Jogadora do Dentil/Praia Clube rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo


Por meio das redes sociais, a central do Dentil/Praia Clube, Fran, divulgou, neste domingo, o resultado da ressonância magnética feita no último sábado, em Uberlândia, no joelho esquerdo. E as notícias não são boas. O exame constatou uma ruptura no ligamento cruzado que a obrigará a passar por uma cirurgia e vai tirá-la do restante da Superliga Cimed 2018/2019. A comissão técnica do Praia não divulgou a data da cirurgia nem o tempo estimado de recuperação, mas normalmente o período de reabilitação e tratamento é de pelo menos 6 meses.

O Praia, atual campeão da Superliga e líder isolado dessa edição do torneio, com 24 pontos, tem até quarta-feira (09.01) para complementar a sua lista de atletas junto à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), e até o dia 6 de fevereiro para regularizar a situação da jogadora.

Vale lembrar que o time de Uberlândia já tem duas atletas estrangeiras – as norte-americanas Carli Lloyd (levantadora) e Fawcett (oposto) – e não pode mais contratar ninguém de fora do país.

Fran é a terceira central da equipe do Triângulo. Ela foi titular nos últimos três confrontos do Praia na Superliga justamente substituindo outra jogadora lesionada, a titular e bicampeã olímpica Fabiana, que vem sentindo dores no joelho direito desde o início da temporada e está fazendo tratamento, ainda sem data para retornar às quadras.

Fran torceu o joelho no clássico contra o Minas (Divulgação)

Fran sentiu a lesão no início do primeiro set da partida contra o Minas, na última sexta-feira, em Uberlândia, pela 10ª rodada da Superliga. A jogadora se chocou por baixo da rede com a ponteira Gabi, do time rival, ao pular para fazer um bloqueio. Quando pisou no chão, ela já caiu desequilibrada, torcendo o joelho e deixando a quadra chorando, sentindo muitas dores. A meio-de-rede Gabriela Rocha, quarta central do time de Paulo Coco, entrou em seu lugar e não comprometeu. O Praia acabou derrotado pelo Minas por 3 sets a 2, em um jogo muito disputado, mas segue líder da Superliga, com 8 vitórias em 9 jogos.

– Queria agradecer a todos pelas mensagens de apoio – escreveu Fran em seu perfil no Instagram, neste domingo.

– Infelizmente, para quem acompanhou o jogo, eu torci o joelho e, na minha ressonância, foi constatada uma lesão de LCA (Ligamento Cruzado Anterior, uma das lesões mais comuns no joelho). Agora, estou em tratamento pré-operatório e, assim que possível, vou realizar a cirurgia – explicou a jogadora.

– Às vezes, não entendemos a vontade de Deus, mas ele sabe o que é melhor para cada um de nós. Sei que se ele me deu esse fardo, é porque eu posso carregar. Vou ser forte e corajosa nesse momento difícil. Novamente, agradeço a todos pelo carinho. Vou tentar manter vocês informados. Beijos – completou a central do Praia.

Apoio

No sábado, já de muletas, Fran recebeu a visita de várias companheiras de time e de amigos, como as centrais Carol e Fabiana, a ponteira Rosamaria, a meio-de-rede Gabriela e a líbero Suelen.

Nas redes sociais, companheiras de quadra também prestaram solidariedade e se manifestaram no perfil da jogadora, como a bicampeã olímpica Jaqueline, a ponteira do Minas, Gabi, a ex-ponteira da Seleção Brasileira, atualmente no vôlei israelense, Érika, a líbero do Minas, Leia, a ponteira do Eczacibasi, da Turquia, Kim, as centrais Garol e Gabriela, integrantes de fãs clubes e torcidas do Praia, e jogadoras como Rosamaria, Dani Terra, Dayse, Ananda, Fê Isis e outras.

Fran levou o Troféu VivaVôlei na partida contra o Fluminense (Mailson Santana/Flu)

Viagem

As jogadoras do Praia viajaram neste domingo à noite para Bauru, onde enfrentam o Sesi, nesta terça-feira (08.01), em partida válida pela 5ª rodada e adiada por conta da participação do time no Mundial de Clubes da China, mês passado.