Fabi sobre a Seleção feminina: “Campanha que dá orgulho”
Comentaristas dos Canais Globo falou sobre a disputa do Brasil por medalhas em Tóquio
Desde 1992, o vôlei brasileiro sai dos Jogos Olímpicos com pelo menos uma medalha na bagagem. No total, neste período de praticamente três décadas, foram cinco ouros, duas pratas e dois bronzes, sendo cinco conquistas masculinas e quatro femininas. Ninguém subiu mais ao pódio neste esporte. Esta marca pode melhorar em Tóquio. Nesta sexta, às 9h (de Brasília), a Seleção feminina encara a Coreia do Sul, por uma vaga na decisão. No sábado, a partir de 1h30, será a vez de o time masculino enfrentar a Argentina na disputa do terceiro lugar. As duas partidas têm transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV. Fabi, que estará ao lado do narrador Luis Roberto, e de Thaisa nos comentários da semifinal feminina contra a Coreia do Sul, já viveu por duas vezes a expectativa de estar a um jogo da decisão olímpica. Bicampeã em Pequim-2008 e Londres-2012, a comentarista vê a equipe brasileira no caminho certo.
– O time vem fazendo uma campanha bem regular, consistente. Enfrentou equipes asiáticas, caribenhas, a atual campeã europeia, a Sérvia, e soube resistir bem aos diferentes estilos, mantendo um padrão de jogo. Chegou nesta semifinal com propriedade. Uma campanha que dá orgulho mesmo. Mas tenho certeza que elas querem mais. Querem a decisão, brigar pela medalha de ouro – disse Fabi.
No sábado, a partir de 1h30, será a vez de os homens entrarem em quadra para encarar a Argentina em busca da medalha de bronze. A equipe masculina luta para subir ao pódio olímpico pela quinta vez consecutiva, após dois ouros e duas pratas.
– É muito difícil se manter durante tanto tempo no topo. É um time que entra para a história, com uma semente plantada lá na década de 1980, com a geração de prata. O que aconteceu nos últimos 20 anos é motivo de muito orgulho. Uma responsabilidade também, pois a seleção acaba entrando em todas as competições como favorita. É um lugar que certamente muitos dos nossos adversários gostariam de estar – ressaltou a ex-líbero.
As medalhas olímpicas conquistadas pelo Brasil no vôlei desde 1992
1992 (Barcelona) – ouro do masculino
1996 (Atlanta) – bronze do feminino
2000 (Sydney) – bronze do feminino
2004 (Atenas) – ouro do feminino
2008 (Pequim) – ouro do feminino e prata do masculino
2012 (Londres) – ouro do feminino e prata do masculino
2016 (Rio) – ouro do masculino