Paulista CBV Farma Conde tabela
Home Destaques Farma Conde São José nega irregularidade com atletas
Destaques - Superliga - 29 de novembro de 2022

Farma Conde São José nega irregularidade com atletas

Clube contesta decisão do STJD com perda de pontos na Superliga masculina


O Farma Conde São José publicou, nesta terça-feira (29/11), uma nota oficial em suas redes sociais para falar sobre a perda de cinco pontos na classificação da Superliga masculina. Em julgamento no último dia 17, no Superior Tribunal de Justiça Desportivo, de forma unânime, penalizou o time paulista por conta da escalação do cubano Michael Sanchez e do estoniano Robert Taht, na primeira rodada da Superliga 2022/2023. O clube contesta a decisão e confirma o recurso no STJD para tentar anular a punição.

“O Farma Conde Vôlei São José recebeu com surpresa a decisão do STJD sobre a perda de cinco pontos na Superliga 1xBet 2022/2023 e multa, devido à suposta escalação irregular dos atletas Michael Sanchez e Robert Taht. O clube arcou com os valores estipulados para a documentação dos atletas no dia 19/10 (quarta-feira pela manhã, no fuso horário da FIVB, órgão máximo do voleibol mundial, e ambos estavam em situação regular nesta entidade desde o dia 20 (quinta-feira), sendo que a referida partida aconteceu dia 22 (sábado).

A direção do Farma Conde Vôlei informa, ainda, que irá recorrer da decisão até a última instância cabível, e ressalta que ambos, Sanchez e Taht, atuaram normalmente no Campeonato Paulista de 2022, sem nenhum tipo de denúncia ou punição por parte da Federação Paulista de Volleyball”, diz o Farma Conde, em nota assinada por Ricardo Navajas (diretor esportivo), Rodrigo Moraes (presidente da Associação Amigos do Vôlei) e pelo advogado Edson Rafful Filho.

O nome dos dois atletas aparece em nota oficial no site da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) no dia 20/10, uma quinta-feira, dois dias antes da estreia, mas um dia depois da data limite semanal para que atletas ganhem condição de jogo. No julgamento, um dos pontos analisados foi o artigo 19 do regulamento na Superliga, que diz textualmente o seguinte:

“Cada equipe poderá solicitar a regularização de atletas, via federação, no sistema de registro da CBV, em qualquer dia da semana, até a data limite estabelecida no cronograma de datas deste regulamento. No entanto, a atualização das relações nominais com a condição de jogo do atleta, somente será disponibilizada para atuação e participação nos jogos toda quarta-feira de cada semana, após o início da competição, independentemente, se a regularização tenha sido oficializada/publicada em Nota Oficial em data anterior ou posterior a quarta-feira”.

Nesta segunda-feira, o Farma Conde foi derrotado pelo Café Vasconcelos/Araguari, fora de casa, e saiu do G8, a zona de classificação para os playoffs da Superliga.