21 de agosto
Home Coluna Feliz 21 de agosto!
Coluna - 21 de agosto de 2023

Feliz 21 de agosto!

Coluna de Daniel Bortoletto após um dia inesquecível para o Web Vôlei


21 de agosto de 2016. Estava no Maracanãzinho, na cobertura da final olímpica entre Brasil x Itália para o LANCE!. Vi de perto o tri do vôlei masculino – que por pouco não virou eliminação na primeira fase -, o peixinho da vitória, o MVP para Serginho Escadinha, um futuro biografado… Coberturas assim marcam profissionalmente para sempre.

21 de agosto de 2023. Sete anos depois, da minha varanda/escritório, em Campinas, outra cobertura especial para não ser mais esquecida, tenho certeza. Transmitir pelo Web Vôlei um jogo com imagens do Campeonato Paulista,  assumindo toda a produção, e com pacote completo para o consumidor: replays, estatísticas, vinhetas, efeitos visuais, ao lado de Bruno Souza, Gurja e Leandro Lacar, craques e referências da profissão, hoje chamados também de amigos.

Só me dei conta da coincidência das datas minutos antes de começar a escrever este texto. Já estava decidido a transformar em palavras os pensamentos pós-transmissão, uma vez que a adrenalina me impediria de dormir. Faltava a linha a seguir.

Sempre acreditei na teoria do “nada é por acaso”. E é incrível como ela se faz presente, em diferentes momentos. Sempre gostei de escrever. Nunca gostei do vídeo. Até que um dia a Patrícia, sócia-esposa-companheira de trabalho, de vida e conhecedora das angústias da profissão, criou um canal no YouTube para o Web Vôlei antes da Olimpíada de Tóquio.

– Não tenho tempo, não vou conseguir conciliar, não é a minha – respondi, tentando ser racional na forma de seguir com o site sem ser “prejudicado” pelos vídeos. Mas pintou uma oportunidade. O Bruno havia acabado de sair do Sportv, estava mudando de país, de vida. Não custava tentar. Ele, um apaixonado pelo esporte, topou fazer lives nas madrugadas para comentar os jogos do Brasil. Nascia o canal.

Meses depois, chegou o Gurja e seu jeito único de fazer comunicação e levar o vôlei para o leigo e para o especialista com a mesma simplicidade. Ele me apresentou o Lacar, um incansável, perfeccionista, batalhador e sonhador. E aquele canal começou a mirar objetivos cada vez maiores.

Um em Portugal, um agora em Floripa, outros em Campinas e o restante do time em Maringá. E, meses depois, tenho orgulho de dizer que esse “bando de imprestáveis”, como o nosso chat gosta de dizer, conseguiu transformar ideias tão distantes inicialmente em algo real: uma transmissão com imagens, completa e altamente profissional, após o Anderson Marsili, presidente esportivo do Vedacit Vôlei Guarulhos, topar o desafio de exibir, com nossa ajuda, a estreia do time no Paulista.

Que venham mais dias 21 de agosto marcantes! E, a todas e todos, obrigado mais uma vez por hoje!