Ana Cristina Fenerbahce Fener
Home Destaques Fener vira na semi do Turco sobre o Vakif
Destaques - Internacional - 3 de maio de 2023

Fener vira na semi do Turco sobre o Vakif

Após perder o primeiro set, Fenerbahce reagiu a ganhou do Vakifbank de virada


O Fenerbahce deu o troco no Vakifbank após a derrota na final da Copa da Turquia, no último fim de semana. Nesta quarta-feira (3/5), vitória do Fener na primeira semifinal do Campeonato Turco feminino, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 21-25, 25-13, 25-19 e 25-16.

Para se garantir na decisão da competição, o Fenerbahce precisará vencer dois sets no fim de semana, casa do rival. O Vakifbank precisa de um triunfo por 3-0 ou 3-1 para forçar o golden set.

O primeiro set deu a impressão de que a equipe de Giovanni Guidetti pudesse ganhar outra vez com certa facilidade. Com Arina Fedorovtseva com uma atuação bem abaixo da média no passe, no ataque e até no saque, o Fener saiu atrás. Com Ana Cristina e Vargas compensando a russa, a reação começou a se desenhar.

E o segundo set foi de almanaque para a equipe de Zoran Terzic, com a ponteira brasileira e a oposta naturalizada turca doutrinando. Guidetti tentou a mudança com Cebecioglu e Ogbogu, mas faltava Egonu. Ao fim do terceiro set, ela somava apenas oito pontos, sobrecarregando Gabi no ataque, uma vez que Cebecioglu passou em branco.

No quarto set, o Vakif chegou a abrir 8 a 2, contando com o retorno eficiente de Bajema e parecia pronto para forçar o tie-break. Mas o bom momento da americana não durou muito e o Fener começou uma reação imediata, aproveitando ainda de Ismailoglu ter estabilizado o passe ao substituir Fedorovtseva, virando para 10 a 9 após ace de Vargas. Daí em diante a parcial ficou equilibrada até o 13 a 13. Em passagem de Macris pelo saque, o block do Fener anulou Gabi na entrada de rede, contou com vários erros de Egonu, e viu o placar abrir para 19-13. Então bastou administrar até a vitória.

Vargas foi a maior pontuadora da partida com 24 acertos. Ana Cristina, com atuação bem consistente, colaborou com 18 para o Fener. Erdem, voltando a pontuar, colaborou com 11, cinco deles no block. Pelo Vakif, 14 acertos de Gabi e 13 de Egonu.

Na outra semi, o Eczacibasi saiu na frente do THY com vitória no tie-break.