Fenerbahce
Home Destaques Fenerbahce bate LKS Lodz em jogo “sem clima”
Destaques - Internacional - 15 de fevereiro de 2023

Fenerbahce bate LKS Lodz em jogo “sem clima”

Jogo da Champions League aconteceu sem torcida na cidade alemã de Berlim


Nitidamente o ambiente para Fenerbahce x LKS Lodz estava bem mais carregado do que o normal nesta quarta-feira (15/2). O silêncio do ginásio em Berlim (ALE), sem torcida, aumentava tal sensação. Em quadra, sem muitos sorrisos ou comemorações exageradas entre os pontos, o time turco bateu o polonês por 3 sets a 0, parciais de 25-22, 25-16 e 28-26, pela última rodada da fase de grupos da Champions League feminina.

Os terremotos da semana passada, na Turquia, com mais de 41 mil mortes já confirmadas, foram lembrados logo na entrada em quadra do Fenerbahce. As jogadoras carregaram uma faixa com os seguintes dizeres: “De mãos dadas com a Turquia. Juntos nós resistiremos!”. No minuto de silêncio, emoção à flor da pele.

Já garantidos na próxima fase da Champions, Fener e Lodz jogavam pela segunda posição do Grupo D, liderado pelas surpreendentes alemãs do Stuttgart, com apenas uma derrota em cinco jogos. Zoran Terzic escalou o Fenerbahce com Macris, Vargas, Fedorovtseva, Ana Cristina, Erdem, Vuchkova e Orge. Para muitos, a melhor formação disponível.

E, apesar de todo o emocional envolvido, o time turco jogou bem. No primeiro set, o LKS Lodz conseguiu em alguns momentos desestabilizar o passe. Macris quase não conseguiu acionar as centrais, usando a opção de força: Melissa Vargas. E a cubana naturalizada turca deu conta do recado, com oito pontos apenas na parcial de abertura. Ana Cristina fez quatro, colocando no chão três dos quatro ataques tentados.

Com 21 a 21 no set, o Lodz perdeu Alagierska, uma das centrais, ao pisar no pé de uma adversária e torcer o joelho. Witkowska entrou, mas o time de Roberta pareceu ter se abatido. Tanto que o segundo set foi um verdadeiro passeio do Fenerbahce, com mais 12 pontos feitos por Vargas.

Com o resultado encaminhado, o Fener seguiu dominante, enquanto o rival polonês sofreu com a virada de bola. A italiana Valentina Diouf terminou com 45% de aproveitamento no ataque e 14 pontos. Na metade final, os erros turcos recolocaram as polonesas no jogo. O Lodz chegou a ter quatro sets points, não aproveitou e acabou levando a virada, com um ace de Arina Fedorovtseva.

Um fato curioso: Eda Erdem não atacou nenhuma bola nos dois primeiros sets e duas, sem pontuar, no último. Ela fez apenas um ponto, no bloqueio, no jogo.

Vargas terminou o duelo com 31 pontos e 68% de aproveitamento no ataque. Fedorovtseva fez 15, enquanto Ana Cristina fez 11 (73% de acerto ofensivo).

TRANSMISSÃO

O jogo foi transmitido de forma gratuita pelo YouTube da Confederação Europeia (CEV). No alto, um selo com  a mensagem “Volleyball for Turkiye”, além da bandeira do país. Pelo chat, usuários puderam doar para as vítimas dos terremotos.