Fenerbahce
Home Internacional Fenerbahce domina o Conegliano na Champions
Internacional - 16 de março de 2023

Fenerbahce domina o Conegliano na Champions

Grande atuação ofensiva do trio Vargas/Ana Cristina/Fedorovtseva


O Fenerbahce comprovou viver a sua melhor fase na temporada. Nesta quinta-feira (16/3), em Istambul, o time turco atropelou o Conegliano, atual campeão mundial, por 3 sets a 0, parciais de 25-19, 25-17 e 25-19, em 1h15, pela partida de ida das quartas de final da Champions League feminina.

Um resultado impactante, com domínio total da equipe de Zoran Terzic em todo o duelo. Depois de muitos testes nos meses anteriores, o sérvio encontrou a melhor formação, com Macris, Vargas, Ana Cristina, Fedorovtseva, Erdem, Vuchkova e Orge (nos torneios nacionais, ele usa Kalac no meio de rede no lugar da búlgara por conta do limite de estrangeiras). Foi assim que o Fener avançou bem na Copa da Turquia e tem recuperado espaço no Campeonato Turco.

Com uma distribuição muito equilibrada de Macris, o trio das extremidades teve pontuações muito parecidas e decisivas para a construção do resultado:

– Fedorovtseva fez 19 pontos: recebeu 32 bolas, colocou 14 no chão, com 44% de aproveitamento. A russa fez ainda quatro aces e um ponto no block

– Vargas anotou 17: 15 no ataque, após 28 tentativas (54% de acerto), além de dois aces

– Ana Cristina fez mais 16: 14 no ataque após 25 tentativas, um aproveitamento de 56%, o melhor do Fener, além de um ace e um block. No passe, a brasileira teve 44% de positividade, sendo a jogadora mais caçada pelo saque. Faturou com méritos o prêmio de MVP.

Com predomínio tão grande de ponteiras e oposta, Erdem e Vuchkova fizeram apenas dois pontos cada, apenas um deles no ataque. E isso não fez diferença.

O Conegliano, de Danielle Santarelli, há tempos não era dominado desta forma. Apenas Isabelle Haak chegou aos dois dígitos de pontuação, com dez, mas com aproveitamento de apenas 33%. E essa foi a faixa de acerto ofensivo de outras titulares, como as americanas Kelsey Robinson e Kathryn Plummer, autoras de seis e quatro pontos, respectivamente.

Nos fundamentos, o time italiano foi mal no bloqueio (apenas um ponto com Wolosz), não conseguiu pressionar o passe do Fenerbahce e agora precisará de dupla vitória em casa, no jogo de volta. Para avançar à semi, o Conegliano deverá ganhar por 3-0 ou 3-1 e forçar o golden set. Para as turcas, vencer dois sets bastará.