Fenerbahce vira para cima do THY
Ana Cristina foi uma das protagonistas da virada
O Fenerbahce encerra 2022 com fortes emoção. Pela 13ª rodada do primeiro turno do Campeonato Turco feminino, vitória de virada sobre o THY por 3 sets a 2, parciais de 19-25, 21-25, 25-16, 26-24 e 15-6.
O Fener começou o jogo com Macris, Lazareva, Fedorovtseva, Ismailoglu, Erdem, Baskir e Orge. A jovem central escolhida por Zoran Terzic para substituir Kalac, lesionado, passou em branco. Já Ismailoglu deixou a quadra tendo feito um ponto. Sem conseguir regularizar a linha de passe, o time viveu de bolas altas para a dupla russa. E nos dois primeiros sets isso não foi insuficiente. A canadense Van Ryk e a americana Kingdon seguraram muito bem a virada de bola. Coletivamente, o bloqueio do THY brilhou. Foram 16 pontos, seis de Demirel.
Para o terceiro set, Terzic colocou Ana Cristina para jogar. E precisou tirar Macris para cumprir a regra das estrangeiras (três no máximo jogando). Avci também entrou no meio de rede. O Fenerbahce viveu seu melhor momento na partida e dominou o rival.
Mas no quarto set o Fener voltou a oscilar. Terzic, inclusive, trocou Fedorovtseva por Ismailoglu após alguns erros de ataque da russa. O THY abriu uma vantagem de cinco pontos. O técnico voltou a ponteira titular na metade final da parcial e viu Ana Cristina recolocar a equipe no jogo após dois pontos seguidos no block. Daí o jogo ficou parelho, com o tie-break se confirmando após erro de Van Ryk.
Na quinta parcial, com a ponteira brasileira dividindo com as russas a virada a bola, o Fener viu sua principal jogadora ir para o saque com o placar apontando 8 a 6 e ficar lá até o fechamento em 15-6. Uma reação que chegou a aparecer como improvável.
No duelo das pontuadoras, Fedorovtseva anotou 29, sendo 24 no ataque e cinco em aces. Lazareva colaborou com 19, enquanto Ana Cristina fez dez: oito no ataque e os dois pontos de blocks decisivos do quarto set. Pelo THY, Van Ryk anotou 24.
Na classificação, o invicto Eczacibasi soma 12 vitórias e 36 pontos, seguido pelo Vakifbank (11 e 32). O Fenerbahce vem na sequência em terceiro, com dez triunfos e 30 pontos, deixando o THY agora em quarto, com 29 pontos.