
Fenerbahce vira sobre o Vakif e conquista título na Turquia
O primeiro título da temporada 2025/2026 no vôlei feminino turco é do Fenerbahce. Nesta quarta-feira (8/10), em Ankara, conquista da Supercopa ao vencer de virada o Vakifbank por 3 sets a 2, parciais de 23-25, 21-25, 25-19, 25-18 e 18-16.
Em ação várias caras novas dos arquirrivais. Pelo Vakif, a estrela sérvia Tijana Boskovic, recuperada de lesão no tornozelo sofrida durante o Campeonato Mundial, fez a estreia em jogos oficiais. E a canhota foi a atacante bloqueada no último ponto do clássico.
Além dela, destaque para a ponteira francesa Helena Cazaute, se juntando a nomes já consolidados no projeto, como Cansu Ozbay, Zehra Gunes e Marina Markova.
Pelo Fenerbahce, as novidades foram a levantadora italiana Alessia Orro, a central polonesa Agnieszka Kakolewska-Korneluk e a ponteira Hande Baladin. Melissa Vargas e Arina Fedorovtseva fazem parte da “velha guarda”, já que Eda Erdem e Ana Cristina estão afastadas por lesão.
O jogo foi marcado por altos e baixos de lado a lado. O Vakif largou na frente, mas viu as jogadoras de extremidades perderem eficiência do terceiro set em diante, além do rival melhorar muito no saque.
O tie-break foi frenético, com o Fener saindo atrás por quatro pontos, virando e com os dois times tendo match point para fechar. Em um deles, Boskovic mandou para fora um contra-ataques. Depois o block do Fenerbahce apareceu duas vezes, definindo a emocionante partida.
Arina marcou 25 pontos, 23 deles no ataque, com 45% de aproveitamento, empatada com Vargas no Fener. A oposta cubana naturalizada turca foi eleita a MVP. Boskovic terminou a final também com 25, com 40% de eficiência, seguida por Cazaute, com 20.