Fernanda Garay foi paraninfa de turma de formandos
Home Fora de Quadra Fernanda Garay celebra formatura de jovens negros em ação da Nike
Fora de Quadra - 9 de dezembro de 2025

Fernanda Garay celebra formatura de jovens negros em ação da Nike


A campeã olímpica Fernanda Garay foi paraninfa da primeira turma de jovens negros do programa de bolsas entre a Nike e a Somos CIEE, Associação de Voluntários apoiada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), na última sexta-feira (5/12). A inciativa é voltada à promoção do acesso ao ensino superior para jovens autodeclarados pretos e pardos na Região Metropolitana de São Paulo.

A ex-jogadora acompanhou o programa desde sua concepção e se tornou referência para os alunos ao longo dos quatro anos.

– Acompanhar essa turma desde o início foi uma experiência inspiradora. Há muita coisa em comum com a minha trajetória como atleta. Do ciclo de quatro anos passando pela jornada desafiadora e pela importância do comprometimento em dar nosso melhor todos os dias, pude ver os valores tão presentes no esporte refletidos na trajetória de cada jovem. Assim como eu já senti tantas vezes ao subir aos pódios, ao entregarmos medalhas para eles, queremos reconhecer muito mais que a conclusão do ciclo universitário. Inclusive, queremos celebrar toda a entrega, coragem e energia em busca dessa e de próximas vitórias – afirmou Fernanda Garay.

O programa concedeu 21 bolsas de estudo integrais para os cursos de Administração, Educação Física e Sistemas de Informação na Universidade Anhembi Morumbi, com duração de quatro anos (2022 a 2025).

Além disso, os estudantes receberam bolsa auxílio para transporte e alimentação. Também contaram com acompanhamento psicossocial e apoio profissional oferecidos pela Somos CIEE. Parte dos jovens veio de ONGs com projetos sócio esportivos apoiados pela Nike.

– A celebração da graduação dessa primeira turma é a prova concreta de que investir em oportunidades transforma trajetórias. Quando esses jovens iniciaram o programa em 2022, nosso compromisso era promover caminhos para que o talento deles pudesse florescer. Hoje, celebramos não só a conquista acadêmica de cada jovem, mas um legado coletivo que seguirá inspirando vitórias dentro e fora do esporte – destaca Bruno Teixeira, Gerente Executivo de Comunicação e Propósito da Fisia.

– Possibilitar o acesso e permanência no ensino superior para as juventudes é uma estratégia potente de transformação, justiça e desenvolvimento social. Acreditamos que a educação liberta e impacta profundamente a vida das pessoas e das estruturas sociais. Considerar marcadores sociais como raça e etnia, gênero, renda, orientação sexual é imperativo para ampliar as perspectivas de ocupação das diversidades em cargos de poder e decisão – reforça Maria Nilce Mota, Superintendente Executiva da Somos CIEE.

A cerimônia ocorreu no Teatro CIEE, na zona sul de São Paulo, com a presença dos 18 jovens formandos e seus familiares. Inclusive, o evento contou com apresentação do coletivo de dança Turmalinas Negras.

Em vez dos tradicionais “canudos”, os estudantes receberam medalhas e um tênis customizado. Além disso, atletas e artistas como Ana Cristina, Damiris Dantas, Lucarelli, Rafaela Silva, Negra Li, Patricia Ramos, Thiaguinho e Léo Santana enviaram vídeos com mensagens aos formandos. A noite terminou com um coquetel.

– Concluir a graduação representa muito mais do que receber um diploma, é a realização de um sonho que, por muito tempo, parecia distante. O apoio que recebemos da Nike e da SOMOS CIEE transformou a minha trajetória e a da minha família. Hoje saio daqui acreditando ainda mais no meu potencial e no poder que a educação e o esporte têm de abrir caminhos. Levo comigo gratidão, orgulho e a responsabilidade de seguir inspirando outros jovens como eu! – declara Luiz Gustavo, jovem participante do edital e formando em Administração.