gabriel Pará
Home Praia Filhos de Pará e Paulo Emílio buscam espaço no vôlei de praia
Praia - 3 de maio de 2022

Filhos de Pará e Paulo Emílio buscam espaço no vôlei de praia

Gabriel, 17 anos, e Sophia, 14, tentam trilhar nas areias o caminho dos pais famosos


Gabriel Leão prefere evitar as comparações com o pai, mas até no jeito de andar o filho de Pará (campeão do Mundial em 97 e do Circuito Mundial em 98) não consegue enganar quem o chama de Parazinho. Para Sophia, a história do pai Paulo Emílio (bronze no Mundial de 97 e prata no Pan-Americano de 2003) é a maior inspiração. Ainda dando os primeiros passos na carreira, os dois disputam a primeira etapa da temporada 2022 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia sub-19, em Brasília (DF).

– As pessoas que conhecem meu pai de longa data dizem que ando igual a ele. Outra coisa que comparam muito é o salto, porque ele saltava muito e eu também – diz Gabriel, de 17 anos e 1,80m, que disputa sua terceira etapa sub-19 e, ao lado de Arthur, passou do qualifying pela primeira vez.

No vôlei de praia desde o início de 2019, ele tentou a natação, o basquete e o jiu-jitsu antes de chegar ao vôlei de quadra no fim de 2018.

– Comecei a jogar vôlei porque sempre assisti meu pai jogando. Às vezes tem a pressão da comparação, de falar que minha família tem nome e eu tenho que ter também. Até agora não passei por nenhuma dificuldade por causa disso, mas prefiro evitar as comparações. Ele não acompanha muito de perto para não botar pressão. É muito tranquilo, deseja boa sorte e é isso – conta Gabriel Leão.

Sophia tem apenas 14 anos e 1,77m, e disputa seu segundo torneio do Circuito Brasileiro. Depois de morar no Chile e voltar ao Brasil no ano passado, ela, que já jogava vôlei de quadra, iniciou os treinos na praia.

– Eu não considero uma pressão ser filha do Paulo Emílio. Ele é ele, eu sou eu. Quando perguntam se eu sou filha dele, digo que sou e tenho orgulho de dizer que sou. Ele é minha maior inspiração e me motiva bastante pela história que construiu. Meu pai sempre me apoiou, mas nunca fez pressão para eu jogar. Ele participa do jeito dele, dá dicas para manter a calma no jogo, dicas de fundamentos, mas nunca pressão.

A primeira etapa sub-19 da temporada 2022 do Circuito Brasileiro acontece na arena montada no Parque da Cidade, em Brasília, com entrada gratuita.