FIVB
Home Destaques FIVB anuncia mudanças em regras e cria dia da modalidade
Destaques - Liga das Nações - Praia - 14 de abril de 2025

FIVB anuncia mudanças em regras e cria dia da modalidade


Vem aí um pacotão de mudanças no vôlei e no vôlei de praia! A Federação Internacional (FIVB) anunciou propostas sugeridas pelas diferentes comissões, com implementação prevista para os próximos meses.

Elas incluem alterações em regras, no funcionamento do ranking mundial da quadra, exigência de mulheres em comissão técnicas, além da criação de um “Dia do Vôlei”. Confira abaixo um resumo nas principais mudanças anunciadas pela FIVB:

PRESENÇA DE TREINADORE(A)S NO VÔLEI DE PRAIA

O Conselho aprovou uma proposta para permitir que treinadore(a)s de vôlei de praia passem a ficar em quadra para instruir atletas, “focada em aprimorar o desenvolvimento dos atletas e criar narrativas mais ricas no jogo”. O teste cobrirá 15 eventos de 23 de julho a 5 de outubro de 2025, incluindo quatro etapas Elite, três Challenges e oito Futures. Se o teste for positivo, a segunda fase será estendida a todos os eventos restantes em 2025 e 2026, incluindo o Campeonato Mundial, em Adelaide.

REGRAS DO VÔLEI E DO VÔLEI DE PRAIA

Segundo a FIVB, as mudanças aprovadas tem o intuito de agilizar o esporte e torná-lo mais acessível aos fãs. Assim, para reduzir interrupções repentinas, as equipes não poderão mais solicitar um desafio no meio do rally. Em vez disso, as equipes poderão solicitar o desafio no final do ponto para revisar a decisão dos árbitros em relação a qualquer ação durante o rally, incluindo o saque.

Tanto no vôlei quanto no vôlei de praia, uma nova interpretação da regra de dois toques foi aprovada para teste. O “contato duplo” será permitido desde que a bola permaneça do mesmo lado da quadra, com faltas chamadas apenas para dois toques claros. Para bolas jogadas para a quadra adversária, a interpretação atual ainda será aplicada. No vôlei, essa nova interpretação de regra será aplicada durante a próxima VNL e, em seguida, avaliada antes de uma aplicação mais ampla em todos os eventos. Enquanto isso, no vôlei de praia, será aplicado nas etapas Elite de Gstaad e Montreal, além de dois challenges, antes de ser utilizado mais amplamente.

AUMENTO DA PRESENÇA FEMININA NAS COMISSÕES TÉCNICAS

A partir da VNL de 2026 e dos próximos Campeonatos Mundiais de base, as comissões técnicas deverão contar com pelo menos uma mulher.

RANKING MUNDIAL

A nova proposta amplia o número de eventos e visa ampliar a participação das seleções nacionais. Sob a nova estrutura, cada Confederação Continental pode incluir até dois eventos anuais no ranking mundial, enquanto cada Associação Zonal pode incluir um evento por ano. Para ser elegível para pontos no Ranking Mundial, as competições oficiais devem apresentar um mínimo de quatro seleções.

Outra mudança está relacionada à inatividade de uma seleção. Anteriormente, as equipes eram consideradas inativas após um ano sem competição. Esse período foi estendido para dois anos, com vigência a partir de 2025.

COMPETIÇÕES DE BASE

A lista de atletas inscritos para o Campeonato Mundial de base será expandida de 12 para 14 nomes, se alinhando ao que acontece nas competições adultas. Além disso, a categorias sub-17 será alinhada com a sub-19 e sub-21, com competições com 24 equipes, os mesmos processos de qualificação, formatos de competição e alocação de pontos no ranking mundial.

DATA FESTIVA

7 de julho foi oficialmente estabelecido pela FIVB como o Dia Mundial do Voleibol. A data comemora a primeira demonstração pública da modalidade por William Morgan em 1895 e servirá anualmente como uma celebração global.