
FIVB confirma mudanças em calendário e define “Pré-Olímpicos”
Uma série de decisões da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) aconteceu após a reunião do Conselho de Administração da entidade, em Lausanne, na Suíça. Duas delas estão ligadas ao calendário mundial em 2026.
Com a mudança na forma de classificação das seleções para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-28, os campeonatos continentais (Sul-Americano, Europeu, Asiático, etc) realizados no próximo ano garantirão vaga aos campeões na próxima Olimpíada com quase dois anos de antecedência. E a FIVB bateu o martelo sobre as datas.
A entidade definiu a janela entre 21 de agosto e 27 de setembro de 2026 para que as competições, com status paralelo de Pré-Olímpico, aconteçam nos continentes. A partir deste acordo, a FIVB também mexeu na temporada de clubes.
A temporada 2026/2027 começará alguns dias mais cedo: 2 de outubro para mulheres e 16 de outubro para homens. Era uma reclamação principalmente da Itália, já que neste ano a data inicial era uma segunda-feira. Agora passa a ser uma sexta, permitindo a rodada inicial acontecer em um fim de semana.
Além disso, o Conselho aprovou a criação de uma nova Associação na América do Norte, que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2026, reunindo Canadá, Cuba, República Dominicana, México, Porto Rico e Estados Unidos, que até então era ligados à Norceca.


