Rússia
Home Destaques FIVB libera Rússia para as competições internacionais de base
Destaques - Internacional - 12 de dezembro de 2025

FIVB libera Rússia para as competições internacionais de base


A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou, nesta sexta-feira (12/12), a liberação da Rússia para voltar a participar das competições de base no vôlei e no vôlei de praia a partir de 1 de janeiro de 2026. A decisão aconteceu durante a reunião do Conselho de Administração da entidade, em Lausanne, na Suíça.

A Rússia está afastada das competições esportivas desde o ciclo olímpico passado por conta da guerra com Ucrânia. A liberação também permitirá a volta da Bielorrússia, aliada política dos russos.

“A decisão de permitir que todos os jovens atletas de vôlei, incluindo aqueles com passaporte russo e bielorrusso, participem de eventos internacionais e continentais por faixas etárias, garante que a próxima geração de jovens atletas tenha seu direito fundamental de participar de competições internacionais sem qualquer interferência política”, publicou a entidade

De acordo com a nota oficial da FIVB, a decisão também está alinhada com a recomendação mais recente do Conselho Executivo do COI de que atletas jovens com passaporte russo ou bielorrusso não devem mais ter restrição ao acesso às competições internacionais de base, tanto em esportes individuais quanto coletivos.

Já a decisão do Conselho da FIVB de 1 de março de 2022 sobre a inelegibilidade das seleções nacionais adultas da Rússia e Bielorrússia permanece em vigor.

“A FIVB permanece profundamente preocupada com a guerra em andamento na Ucrânia e se mantém firme em sua condenação de todas as formas de violência. Esperamos que uma resolução pacífica seja alcançada o mais rápido possível e continuamos a oferecer apoio à comunidade ucraniana do vôlei por meio do programa de Empoderamento do Voleibol”, publicou.