FIVB oficializa as 24 seleções do Mundial feminino
Entidade anunciou nesta terça-feira a lista com os países garantidos no torneio
Agora é oficial. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou, nesta terça-feira, as 24 seleções participantes do próximo Campeonato Mundial feminino, a ser realizado na Polônia e na Holanda, em 2022.
Não houve desistência entre os garantidos via torneios continentais ou pelo ranking da entidade. Desta forma, os participantes do próximo Mundial serão:
Países-sede – Holanda e Polônia
Campeão do Mundial de 2018 – Sérvia
América do Sul – Brasil e Colômbia
África – Camarões e Quênia
Norceca – República Dominicana e Porto Rico
Ásia – China e Japão (sem a disputa do Asiático, são as melhores do continente no ranking mundial)
Europa – Itália e Turquia (entra na vaga da Sérvia, vice europeia, mas já com vaga por ser atual campeã do mundo)
Ranking da FIVB hoje: EUA (1°), Rússia (8°), Alemanha (11°), Bélgica (13°), Coreia do Sul (14°), Bulgária (15°), Canadá (18°), Tailândia (19°), Argentina (21°), República Tcheca (22°) e Cazaquistão (23°)
A FIVB destaca duas curiosidades para a edição de 2022 do Mundial:
– uma campeã do mundo está fora: Cuba
– entre os 24 times, um será estreante em Mundiais: a Colômbia
Pelo ranking, que definiu 11 das 24 vagas, quem tem a lamentar é a Croácia. Por uma diferença de cinco pontos, ela terminou atrás do Cazaquistão, na 24ª colocação, ficando fora do Mundial. Cuba, que já foi uma potência, está na modesta 31ª posição. Para quem pergunta da Suécia, de Isabelle Haak, uma das surpresas do último Europeu, a tarefa para se colocar entre as melhores será árduo, uma vez que o país ocupa apenas o 43° lugar no ranking da FIVB (confira aqui as 15 primeiras colocadas no ranking final da temporada feminina).