FIVB reafirma realização do Mundial masculino na Rússia
Entidade ainda não cogita tirar dos russos a organização do Campeonato Mundial
O Campeonato Mundial masculino, entre agosto e setembro, na Rússia, está mantido. Em uma nota oficial publicada pela agência de notícias Reuters, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) garante nesta sexta-feira não estar cogitando mudar a sede da competição por conta da invasão russa à vizinha Ucrânia.
– A FIVB está trabalhando em colaboração com a Federação Russa de Vôlei e com o Comitê Organizador em preparação para os vários eventos de vôlei e vôlei de praia que serão realizados no país, progredindo como planejado. Ainda que a FIVB acredite que o esporte deva sempre permanecer separado da política, nós estamos monitorando a situação de perto para garantir que a segurança e o bem-estar de todos os participantes nos nossos eventos são nossa prioridade principal – garantiu a entidade.
Antes mesmo da guerra começar, a Federação Polonesa já tinha se colocado à disposição para organizar o Campeonato Mundial masculino no lugar da Rússia.
Em nota oficial publicada nesta sexta-feira, o Comitê Olímpico Internacional pediu para as federações esportivas realocarem ou cancelarem eventos marcados para acontecer na Rússia e em Belarus, aliado do governo de Vladimir Putin.
Também nesta sexta, outras confederações anunciaram mudanças em eventos previstos para a Rússia. A Fórmula 1 não realizada a etapa prevista no país. No futebol, a Uefa mudou o local da final da Champions League de futebol: Paris (FRA) substituirá São Petersburgo (RUS).