FIVB visita palco do vôlei na Olimpíada de Tóquio
Ary Graça esteve nas obras da Arena Ariake, em Tóquio, e saiu satisfeito com o que viu
Ary Graça, presidente da Federação Internacional de Vôlei, fez ontem uma visita técnica à Arena Ariake, que será o palco das partidas de vôlei dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele deixou as instalações impressionado. A arena de 15.000 lugares será concluída em dezembro de 2019 e sediará ainda o basquete em cadeiras de rodas dos Jogos Paralímpicos.
O brasileiro visitou a quadra de jogo, os locais destinados aos espectadores e as áreas de aquecimento. O presidente da FIVB elogiou a modernidade do local:
– A arena é uma magnífica joia arquitetônica e o local ideal para mostrar o melhor do nosso grande esporte.
Ele destacou ainda um outro benefício da sede olímpica do vôlei em Tóquio:
– O local está mais de 90% pronto e será a instalação mais próxima da Vila dos Atletas, a apenas 5 a 10 minutos de ônibus. Isso, é claro, será de grande benefício para nossos jogadores – concluiu.
O vôlei foi incluído pela primeira vez no programa olímpico nos Jogos de Tóquio, em 1964, e o presidente da FIVB está animado para comemorar a volta histórica ao país.
– O Japão sempre ocupou um lugar especial nos corações e mentes de nossos fãs e jogadores. Mal posso esperar para que as portas da Arena Ariake se abram para nossos apaixonados fãs japoneses e internacionais e, é claro, para o voleibol olímpico voltar ao seu local de nascimento – comentou Ary Graça.
As equipes masculina e feminina do Japão têm garantido um lugar como anfitriões. Brasil, Estados Unidos, Itália, Polônia, Rússia e Argentina já se classificaram para o torneio masculino, enquanto Sérvia, China, Estados Unidos, Brasil, Rússia e Itália se classificaram para o evento feminino. As cinco vagas restantes por gênero serão decididas em janeiro, nos Pré-Olímpicos continentais. O torneio europeu para as mulheres teve a sede anunciada nesta sexta-feira.