Foolad
Home Destaques Foolad Sirjan vira e vai ao pódio do Mundial
Destaques - Internacional - Mundial de Clubes - 15 de dezembro de 2024

Foolad Sirjan vira e vai ao pódio do Mundial

Na disputa pelo bronze, vitória iraniana sobre o Civitanova


Uma medalha inédita no Campeonato Mundial masculino de clubes de vôlei. Neste domingo (15/12), no Sabiazinho, em Uberlândia, o time iraniano do Foolad Sirjan virou para cima do Civitanova por 3 sets a 2, parciais de 23-25, 25-23, 21-25, 26-24 e 19-17, garantindo o bronze na edição de 2024.

É apenas a segunda vez que o time do Irã fica entre os três primeiros no Mundial. A outra foi com o Paykan, terceiro colocado em 2010. O Civitanova buscava ir pela quinta vez ao pódio da principal competição de clubes, depois do ouro (2019) e das três pratas (2017, 2018 e 2021).

Neste domingo, o técnico Gianpaolo Medei mexeu na base titular do Civitanova, deixando seus principais pontuadores no banco de reservas: o búlgaro Aleksandar Nikolov e o turco Adis Lagumdzija. Oportunidade para o canadense Erick Loeppky e o croata Petar Dirlic. Durante o jogo, o iraniano Hossein Poriya foi acionado.

Na lista dos maiores pontuadores, Dirlic anotou 21, seguido por Mattia Bottolo, com 17. No tie-break, Lagumdzija e Nikolov foram colocados em quadra. Mas não impediram a segunda vitória do Foolad sobre o Civitanova nesta competição. O jovem central brasileiro Davi Tenório, de 19 anos, em sua primeira temporada no Civitanova, não foi utilizada por Medei.

Depois de se lesionar durante a semifinal contra o Sada Cruzeiro, Ali Hajipour foi para o sacrifício mais uma vez e liderou a equipe iraniana, com 24 acertos. No tie-break, o time salvou quatro match points.

A final entre Trentino e Sada Cruzeiro começa às 14h30, valendo o título a hegemonia no Mundial. Os italianos somam cinco conquistas, uma a mais do que os brasileiros.