França vence Itália e finalistas da VNL estão confirmados
Brasil, Irã, Rússia, Polônia, França e Estados Unidos disputarão o título da VNL masculina
Estão definidos os finalistas da Liga das Nações masculina (VNL).
Neste sábado, as três vagas restantes na fase decisiva foram preenchidas pelo trio europeu Rússia, Polônia e França. Eles se juntaram ao Brasil, ao Irã e aos Estados Unidos, país-sede das finais.
Na abertura da penúltima rodada, em Brisbane, na Austrália, os russos, atuais campeões, carimbaram o passaporte com uma difícil vitória sobre a guerreira Argentina por 3 a 2, parciais de 25-19, 22-25, 25-18, 21-25 e 15-11.
O destaque russo foi Philippov, autor de 17 pontos, sete deles no bloqueio.
Os poloneses também não tiveram moleza, mas passaram pela Alemanha por 3 a 1: 25-19, 21-25, 25-14 e 25-23, em Leipzig (ALE). Os bicampeões mundiais mais uma vez pouparam boa parte dos principais jogadores, contando com 18 pontos de Lukasik.
Por fim, em Brasília, a França venceu o confronto direto com a Itália e fechou o grupo de classificados, parciais de 27-25, 25-19, 21-25 e 25-20.
O técnico Laurent Tillie, mesmo em um jogo decisivo, optou por rodar todo o elenco. Le Roux, Grebbenikov e Boyer, por exemplos, jogaram apenas dois sets. O filho Kevin Tillie terminou a partida com 15 pontos.
Resta agora a definição das colocações para conhecimento dos dois grupos da fase final em Chicago. Pelo regulamento da FIVB, estarão de um lado primeiro, segundo e quinto colocados. Do outro, país-sede, terceiro e quarto. Atualmente, a divisão ficaria assim:
Irã, Brasil e Polônia
Estados Unidos, Rússia e França
Nenhum deles, porém, tem a posição definida, aumentando a importância da rodada final, neste domingo.
LEIA TAMBÉM
+ Fabiana e Suelen convocadas por Zé Roberto
+ Sheilla é convidada para treinar com a Seleção e aceita
+ Coluna: Brasil supera expectativas na VNL feminina
+ Inscrições abertas para Congresso Internacional no Paraná
+ Leal participará de camp em Taubaté
+ Bruna Honório fala sobre a recuperação da cirurgia no coração