França
Home Destaques França é bicampeã da VNL e chega com moral em Paris-24
Destaques - Liga das Nações - 30 de junho de 2024

França é bicampeã da VNL e chega com moral em Paris-24


A França conquistou a VNL Masculina 2024 ao derrotar o Japão por 3 sets a 1 – parciais de 25-23, 18-25, 25-23, 25-23 -, na tarde deste domingo (30/6), na cidade polonesa de Lodz, e comemorou o segundo título na competição – subiu ao lugar mais alto do pódio também na edição de 2022.

A anfitriã Polônia derrotou a Eslovênia por 3 a 0 na abertura da rodada e ficou com a medalha de bronze. O Brasil encerrou a sua participação nesta Liga das Nações na sétima posição, pior colocação dos últimos 47 anos.

O oposto Patry foi o maior pontuador do jogo com 24 pontos (20 de ataque, 3 de bloqueio e 1 de saque). Outros destaques da França foram os ponteiros Tillie, com 13 depois de começar na reserva, e Louati, com 11. Ishikawa marcou 17 pontos para o Japão. Nishida fez 11 e Otsuka, 10.

Atual campeã olímpica, a França vai com moral para os Jogos Olímpicos em casa, em Paris, a partir do dia 26 de julho. Veja aqui como ficaram os grupos do torneio de vôlei masculino de Paris-24.

O Japão buscava quebrar o jejum de 52 anos sem conquistar uma medalha de ouro em torneios de importância mundial. O último ouro do time asiático foi na Olimpíada de Monique, em 1972. A França terminou a fase classificatória da VNL apenas na sexta colocação. Derrotou o time B da Itália nas quartas de final e eliminou aos poloneses na semifinal. O Japão passou pelo Canadá e pela Eslovênia para chegar à decisão.

FRANÇA: Brizard, Patry, Jouffroy, Le Goff, Clevenot, Louati e Grebennikov (líbero). Entraram: Ngapeth, Toniutti, Tillie e Faure. Técnico: Andrea Giani.

JAPÃO: Sekita, Nishida, Onodera, Takahashi, Ishikawa, Otsuka e Yamamoto (líbero). Entraram: Miyaura, Fukatsu, Kai, Tomita e Yamauchi. Técnico: Philippe Blain