
França, rival do Brasil no Mundial, define o elenco
O técnico Cesar Hernandez definiu, neste sábado (9/8), a lista de jogadoras da França para a disputa do Campeonato Mundial feminino de vôlei, na Tailândia, entre 22 de agosto a 7 de setembro. Rival do Brasil na primeira fase, a seleção europeia manteve quase toda a base utilizada na Liga das Nações (VNL).
A única diferença é a inclusão de Camille Massuel no lugar de Naomi Ngolongolo no meio de rede. O comandante espanhol explicou a decisão.
– Estamos integrando uma nova central. Durante este verão, tentamos aumentar o número de jogadoras capazes de se juntar a este grupo. Estamos dando a Camille a oportunidade de jogar em uma grande competição. Ela jogou na Universíade em julho e havia trabalhado conosco no início do verão em Toulouse. Ela faz parte do grupo, da seleção francesa como um todo, e damos a ela a oportunidade – explicou o técnico da França.
Na segunda participação de sua história na VNL, a França terminou na nona colocação. Na terceira etapa, em Chiba, no Japão, o time deu muito trabalho para o Brasil, perdendo por 3 a 2, de virada.
TRABALHO BEM ENCAMINHADO
Ao fazer uma análise, Cesar Hernandez fez questão de citar vários nomes com destaque na última VNL.
– Estamos felizes com toda a equipe, com a forma como ela está trabalhando e crescendo. Podemos falar de Sabine, Fatoumata, Maeva… E continuamos a trabalhar com Amandine, Nina, Lucille e Eva, não acredito em equipes que dependem de apenas dois ou três elementos. Somos uma equipe, um grupo, e se estamos tendo um bom desempenho porque todas dão o seu melhor nos treinos e puxam o grupo para cima. Estou feliz com a maneira como a equipe entende o que precisamos fazer e como queremos jogar vôlei – analisou.
Iniciando um trabalho de quatro anos no comando da França, o treinador admite que o objetivo é passar de fase no Mundial, em um grupo contando ainda com Grécia e Porto Rico. Os dois primeiros avançarão para as oitavas de final.
– Estamos apenas no início do projeto. A VNL correu muito bem, mas o Campeonato Mundial será um grande teste para nós. Agora todos estarão prontos para jogar contra nós. Surpreendemos algumas equipes durante a VNL. O Brasil, após a vitória por 3 a 2 no Japão, se preparará para a partida contra nós com mais cuidado. Temos que estar prontos para isso – finalizou.
Antes do Mundial, a França realizará amistosos com Japão, Coreia do Sul, República Tcheca, Suécia e Argentina. Veja o elenco francês para a competição:
LEVANTADORAS
Enora Danard-Selosse
Nina Stojiljkovic
OPOSTAS
Iman Ndiaye
Lucille Gicquel
PONTAS
Amélie Rotar
Sabine Haewegene
Maeva Schalk
Helena Cazaute
CENTRAIS
Amandha Sylves
Fatoumata Fanguedou
Eva Elouga
Camille Massuel
LÍBEROS
Juliette Gelin
Amandine Giardino