Francês
Home Internacional Francês: resumo da abertura dos playoffs
Internacional - 9 de abril de 2022

Francês: resumo da abertura dos playoffs

Confira como foi a atuação dos brasileiro na abertura das quartas de final


Os playoffs do Campeonato Francês masculino de vôlei começaram nesta última sexta-feira (9/4). A fase de quartas de finais será em melhor de cinco jogos, sendo necessário vencer três para avançar às semifinais. E o que não faltou nessa abertura de rodada foi jogador brazuca em quadra, alguns se destacando mais e outros largando em desvantagem.

Quem mais suou para vencer foi o Tours, comandado pelo técnico Marcelo Fronckowiak. A equipe chegou ao mata-mata como um dos principais favoritos ao título, por conta de ter sido a melhor campanha na fase anterior. Jogando em casa, contra o Nice (8° colocado), o Tours se viu em situação complicada após largar em vantagem no primeiro set (27-25), mas sofreu virada nos sets seguintes (20-25 e 18-25). Fronckowiak fez algumas mudanças e o time respondeu bem, principalmente com a entrada do brasileiro naturalizado catari Geraldo Goiano. O Tours buscou a virada no quarto e quinto set (25-22 e 15-7) e garantiu a primeira vitória na série. O argentino Palonsky foi o maior pontuador do time com 15 pontos. Goiano também foi peça importante entrando a partir do terceiro set, colaborando com 10 pontos de ataque (67% de aproveitamento). Os central Aracaju deixou a quadra no terceito set com apenas um ponto de ataque. Mesma pontuação do oposto Abouba, que fez algumas poucas passagens em quadra, recebendo duas bolas e colocando uma no chão. O maior pontuador do confronto foi o oposto argentino Bruno Lima, do Nice, com 19 acertos.

No mesmo lado da chave, o Narbonne derrotou o Arago de Sete por 3 sets a 1: 25-18, 25-20, 20-25 e 27-25. O oposto Rafael Araújo foi o grande nome do jogo com 28 pontos: 25 ataques (60% de aproveitamento), dois bloqueios e mais um ace. O ponteiro brasileiro Allan Veríssimo, que iniciou titular a partir do segundo set, contribuiu com seis pontos. Pelo lado derrotado, o canadense Ryan Sclater foi o destaque, com 26 acertos. Caso, Tours e Narbonne confirmem seus status de favoritos na séries, se enfrentarão nas semifinais.

No outro lado da chave do Francês 21/22, jogando fora de casa, o Tourcoing não foi páreo para o embalado Chaumont. O time de Vaccari, Rammé e Gabriel Bertolini sofreu o revés por 3 sets a 1, com parciais de: 25-22, 20-25, 25-17 e 25-18. O ponteiro Vaccari foi o maior pontuador do time com 12 acertos: nove ataques (50% de aproveitamento), um bloqueio e dois aces. O oposto Julien Winkelmuller também anotou 12. Pelo Chaumont, os cubanos Jaime Herreira e Roamy Alonso foram os principais destaques com 14 pontos cada. No outro confronto da mesma chave, o Montpellier largou em vantagem ao vencer o Paris por 3-1 (25-16, 25-19, 19-25 e 25-23). O principal marcador do confronto foi o oposto francês Théo Faure, com 19 pontos.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei