Furacão
Home Destaques Furacão deve desfalcar Porto Rico no Mundial
Destaques - Internacional - 19 de setembro de 2022

Furacão deve desfalcar Porto Rico no Mundial

Cinco jogadoras ainda não conseguiram embarcar para a Europa


Porto Rico corre o risco de estrear no Campeonato Mundial feminino, no próximo fim de semana, sem cinco jogadoras. E a culpa é do furacão Fiona.

Ventos de 140km/h atingiram alguns países da América Central neste último fim de semana. Na passagem por Porto Rico, o Fiona deixou milhões de pessoas sem energia elétrica, além de inundações em várias cidades. E tal situação impediu o embarque de um grupo de jogadoras para a Holanda, uma das sedes do Mundial.

Estão neste grupo a levantadora Raymariely Santos e as quatro centrais do elenco: Diana Reyes, Neira Ortiz, Paola Rojas e Alba Alba Hernández. Segundo Cesar Trabanco, presidente da Federação de Porto Rico, a tendência é que elas embarquem apenas na sexta-feira para a Europa, desembarcando na Holanda no sábado, horas antes da estreia da seleção caribenha na competição diante da Bélgica.

– Entendemos a situação delas, que é a da grande maioria dos portorriquenhos, depois que Fiona passou por nossa ilha. Com tantos cancelamentos (de voos), a única coisa que encontramos para sair é na sexta-feira e eles chegariam à Holanda no sábado de manhã, no mesmo dia do primeiro jogo. Voltarei a escrever à Federação Internacional, já os tinha informado da situação do furacão, e agora vou informá-los que temos jogadoras a chegar no mesmo dia do jogo – comentou o dirigente.

Parte da delegação de Porto Rico já estava nos Estados Unidos e assim não teve dificuldade para o embarque. Neste grupo estavam a levantadora Natalia Valentín e a oposto Brittany Abercrombie, além de integrantes da comissão técnica. Entre as demais jogadoras, Karina Ocasio (ponta), Stephanie Enright (ponta), Pilar Victoria (ponta), Jennifer Nogueras (levantadora), Genesis Collazo (oposto), Nomaris Velez (líbero) e Shara Venegas (líbero) estavam em Porto Rico durante a passagem do Fiona, mas conseguiram chegar ao aeroporto e embarcar.