Gabi, com moral, deve virar capitã do Vakifbank
O grande momento de Gabi na temporada 2021/2022 do Vakifbank já reflete em desdobramentos para 2023. Segundo o site turco Voleybol Magazin, a ponta brasileira, já com novo vínculo garantido, deverá ser a capitã da equipe na próxima temporada.
A função é, atualmente, da central Melis Gurnaynak. O tempo de casa explica o motivo. A jogadora de 31 anos, longe de ser um dos destaques do time de Giovanni Guidetti, defende o Vakif desde a temporada 2015/2016, mas fica pouco tempo em quadra.
Já Gabi chegou ao clube turco em 2019/2020, após passagem pelo Minas. Desde então, ela conquistou o Mundial de Clubes, o Campeonato Turco, a Copa e a Supercopa do país, além de um segundo lugar na Champions League. Na atual temporada, o Vakif fez a melhor campanha do torneio local e está na semi do principal torneio europeu, com confronto marcado com o Fenerbahce pela vaga na final contra o Conegliano, já garantido antecipadamente por conta da eliminação dos times russos.
Diferentemente de outros momentos da carreira, Gabi tem se transformado em protagonista também no ataque. Sempre muito regular no passe, várias vezes ranqueada entre as melhores do fundamento em competições locais e internacionais, a camisa 10 tem melhorado as estatísticas ofensivas. São diversos os jogos em que ela aparece atrás apenas da oposto Isabelle Haak entre as principais pontuadoras.
No próximo ano, o Vakifbank terá também em seu elenco a oposto italiana Paola Egonu. Craque do Conegliano, ela chegará justamente para ocupar o lugar da sueca.