Gabi Sul-Americano
Home Destaques Sem dores, Gabi está à disposição do Brasil no Sul-Americano: “Depende do Zé”
Destaques - Internacional - Seleção Brasileira - 8 de setembro de 2026

Sem dores, Gabi está à disposição do Brasil no Sul-Americano: “Depende do Zé”


Gabi está recuperada, sem dores e à disposição da Seleção Brasileira para a estreia no Campeonato Sul-Americano feminino de vôlei 2026.

A capitã participou de todos os treinamentos da última semana e confirmou que poderá ser utilizada por José Roberto Guimarães na partida contra a Venezuela, nesta terça-feira (8/12), às 20h, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, no primeiro dos cinco jogos da Seleção até domingo em busca da vaga direta para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.

A ponteira, no entanto, ainda segue um protocolo de recuperação e não sabe quanto tempo conseguirá permanecer em quadra ou de quantos jogos poderá participar ao longo da competição.

Ao ser perguntada nesta segunda-feira se já poderia dizer que está 100% pronta para voltar a jogar, Gabi deixou a decisão sobre sua utilização nas mãos do treinador:

– Depende do Zé, né? Essa fase final agora foi muito importante para mim. A gente tinha uma expectativa, realmente até no protocolo que a gente tinha junto com os médicos, eu não tinha certeza se eu conseguiria me recuperar a tempo ou não – disse Gabi, em entrevista ao site Olimpíada Todo Dia.

Recuperação de Gabi teve acompanhamento conjunto

A recuperação da ponteira foi acompanhada de perto pela comissão médica da Seleção Brasileira, pela equipe particular da jogadora e pelo Conegliano, clube que Gabi defende na Itália.

Segundo a capitã, a resposta nesta fase final foi melhor do que ela própria poderia assegurar quando o protocolo foi estabelecido.

– A recuperação foi muito positiva, né? Foi muito bem planejada junto com os médicos da Seleção, minha equipe, o Conegliano também, todos acompanhando juntos esse processo. A gente está muito feliz que eu consegui me reintegrar há pouco tempo com a Seleção, mas me sentindo muito bem, sem dores, que é o mais importante – disse.

A ausência de dores e a participação em todos os treinamentos da semana são os principais sinais positivos antes do início do Sul-Americano. Gabi, porém, continuará sendo acompanhada durante a competição.

“Estou à disposição da Seleção”

Apesar de estar liberada para jogar, Gabi evitou estabelecer antecipadamente quanto poderá atuar. A resposta física após cada partida será levada em consideração ao longo do campeonato.

– Continuo seguindo um protocolo, mas estou à disposição da Seleção. Não posso dizer exatamente se vou conseguir jogar todos os jogos ou não, porque isso vai depender de como eu vou me sentir a cada jogo, mas o mais importante é que eu fiz todos os treinos essa semana e vou estar à disposição amanhã no primeiro jogo – completou a camisa 10.

Brasil estreia no Sul-Americano

A Seleção Brasileira inicia nesta terça-feira (8/9) a disputa do Campeonato Sul-Americano feminino, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Além do título continental, o torneio vale uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.  O Web Vôlei preparou um Super Guia do Sul-Americano Feminino 2026, com tabela completa, jogos do Brasil, horários, transmissão, formato da competição e tudo o que você precisa saber para acompanhar o torneio.