Gabi é a jogadora da semana no site da FIVB
A ponteira Gabi é “jogadora da semana” da FIVB. Em matéria publicada em seu site, a entidade máxima do vôlei mundial fez um perfil completo da brasileira, na sexta matéria de uma série de registros que começou com o oposto japonês Yuji Nishida e seguiu com a oposta norte-americana Annie Drews, o ponteiro esloveno Klemen Cebujl, a oposta/ponteira dominicana Brayelin Martinez e o iraniano Milad Ebadipour.
Confira abaixo, na íntegra, a matéria publicada pela FIVB sobre Gabi, 25 anos, 1,80m de altura:
“Sempre sorrindo, sempre saltando e girando no ar, sempre uma ameaça para qualquer adversário, seja no ataque ou na defesa, Gabriela ‘Gabi’ Guimarães se estabeleceu como uma fortaleza em qualquer clube por onde passou.
Gabi já tinha passado por esportes como natação, tênis e futebol em Belo Horizonte, sua cidade natal, em Minas Gerais, antes de se dedicar ao vôlei, aos 14 anos.
Embora ela não tenha sido considerada imediatamente um futuro talento, por causa da sua altura, seu sua impulsão compensou a baixa estatura e ela integrou a Seleção Mineira antes de fazer parte da seleção brasileira de sub-18.
Em sua primeira experiência internacional, Gabi deixou sua marca, sedo eleita MVP do Campeonato Sul-Americano de Sub-18 de 2010, além de melhor atacante da competição.
Suas performances e sucessos nas competições de base nos anos seguintes levaram o técnico José Roberto Guimarães a chamar Gabi pela primeira vez para a equipe nacional em 2013.
Ela fez parte da equipe que conquistou o ouro no Grand Prix daquele ano, e repetiu a dose nas edições de 2014 e 2016.
Mais recentemente, Gabi foi fundamental para o Brasil liderar a classificação do Qualificatório Olímpico e conquistar uma vaga para Tóquio-2020. Ela se tornará duas vezes atleta olímpica, após sua participação nos Jogos do Rio 2016.
A ponteira, que completa 26 anos em 19 de maio, passou a maior parte de sua carreira nos clubes no Brasil.
Ela começou no Mackenzie, de Belo Horizonte, antes de seguir em 2012 para o Rexona RJ, onde permaneceu por seis temporadas, conquistando cinco Superligas e quatro títulos continentais.
Gabi voltou a Belo Horizonte por uma temporada em 2018/2019, conquistando seu sexto título nacional e quinto sul-americano no Minas Tênis Clube.
Mas em 2019, Gabi fez sua grande jogada no exterior, cruzando o oceano para se juntar ao VakifBank Istanbul na Liga Turca e na Liga dos Campeões da Europa.
Gabi ganhou medalhas de prata com o Rexona (duas vezes) e o Minas, além de um bronze com o VakifBank no Campeonato Mundial de Clubes”.