Gabi
Home Destaques Gabi publica reflexão sobre aumento de estrangeiras
Destaques - Superliga - 14 de março de 2020

Gabi publica reflexão sobre aumento de estrangeiras

No Instagram, Gabi defendeu manutenção do número atual


A ponteira Gabi, do Vakifbank, postou em seu Instagram, neste sábado, uma reflexão, como ela mesmo denominou, sobre o aumento de estrangeiras para a próxima edição da Superliga Banco do Brasil feminina.

Com a marcação de uma nova reunião, haverá nova votação sobre o tema (veja coluna de Daniel Bortoletto sobre o tema). Mas a tendência é pela aprovação do aumento de duas para três estrangeiras por time para a temporada 2020/2021.

A Comissão de Atletas é contrária ao aumento de estrangeiras. Na reunião de quinta-feira, no Rio de Janeiro, o grupo, representado por Amanda e Renatinha, expôs aos dirigentes dos clubes a defesa pela permanência do número atual.

“Gostaria de trazer uma reflexão sobre o número limite de estrangeiras na Superliga. Se é necessário mesmo o aumento de 2 para 3 atletas por equipe, levando em consideração a quantidade de atletas sem time no Brasil e também a quantidade de times sem condições financeiras e com pendências de pagamento. Há realmente a necessidade de trazer ainda mais estrangeiras para o nosso mercado? Ou seria a hora de fortalecermos os nossos atletas para que tenham condições de jogar/trabalhar em seu país? Estamos em um momento em que jogar fora do Brasil deixou de ser uma opção e virou uma obrigação para uma grande parcela de atletas. Considero essencial que estas pessoas tenham o direito de optar pelo seu destino. E, por isso, me posiciono contra o aumento do número de estrangeiras na Superliga. Levando em consideração também, que buscar atletas no mercado internacional pode tornar o trabalho na nossa base ainda mais fraco e difícil. Ao invés dos clubes desenvolverem atletas, vai ser cada vez mais comum buscar soluções fora do Brasil. Então acho essencial que o assunto seja visto de uma forma mais ampla e que haja debate para encontrarmos a melhor solução. E considero também que precisamos melhorar a nossa comunicação, com definição de regras claras e que não deixem dupla interpretação entre clubes, atletas e confederação”, escreveu Gabi.

Neste domingo, a jogadora estará em quadra pelo Vakifbank para o clássico com o Eczacibasi, pela última rodada do Campeonato Turco. O duelo acontecerá com portões fechados por conta do coronavírus.