Gerdau Minas
Home Internacional Gerdau Minas vira e fatura o Sul-Americano de Clubes
Internacional - 18 de fevereiro de 2024

Gerdau Minas vira e fatura o Sul-Americano de Clubes

O Campeonato Sul-Americano foi mais uma vez definido pelo clássico mineiro


Com uma virada histórica, o Gerdau Minas conquistou o quinto título do Sul-Americano de Clubes. Na tarde deste domingo (18/2), vitória sobre o Dentil/Praia Clube por 3 sets a 2, parciais de 24-26, 16-25, 25-19, 25-22 e 15-11, na Arena Paulo Skaf, em Bauru (SP), repetindo o feito das edições de 2018, 2019, 2020 e 2022. O time de Uberlândia buscava a terceira conquista continental.

Após o último momento, muita emoção e choro das minastenistas na terceira final contra as arquirrivais de Uberlândia na atual temporada.

Na premiação de melhor do jogo, definida pela comissão técnica do time vencedor, a levantadora americana Jenna Gray foi eleita a MVP do confronto.

O JOGO

O final do primeiro set foi com emoção. O Praia, embalado ofensivamente pela russa Kuznetsova, chegou a abrir três pontos de frente (23 a 20), mas o Minas reagiu, empatou em 24 a 24 com um block de Julia Kudiess em Adenízia. mas o passe minastenista não ajudou e, com dois contra-ataques, as mineiras do Triângulo fecharam a parcial.

O baque do revés na parcial inicial pesou no Minas, que passou a errar demais no ataque, no saque e também no passe. E o início avassalador do Praia ajudou a deixar o cenário muito tranquilo para a abertura do 2 a 0. Tudo parecia caminhar para uma vitória praiana tranquila, mas o time minastenista reagiu. E muito graças às centrais Thaisa e Julia Kudiess.

Com Kisy nitidamente limitada na questão física, por conta de um desconforto no joelho, as duas meios de rede viraram a bola de segurança de Jenna Gray. E este foi o caminho para o Minas vencer o terceiro set.

Já o Praia, mais instável no passe, precisou de uma atacante com mais força na virada de bola. E Tainara entrou bem no lugar de Monique. O quarto set ficou equilibrado até a reta final, quando o Minas se aproveitou de uma boa passagem de Peña pelo saque, pontuando com ace, no block e de erros de ataque do rival.

Com Thaisa no saque na abertura do tie-break, o Gerdau Minas abriu 3 a 0 e forçou Paulo Coco a pedir tempo. Monique voltou à quadra após Tainara levar um bloqueio, mas a diferença aumentou 5 a 0. A reação começou com a ponteira russo no serviço: 5 a 4.  Mas não aconteceu virada do Praia. As comandadas por Nicola Negro, com mais volume de jogo e com Julia Kudiess e Thaisa como um verdadeiro paredão no bloqueio, reassumiram as rédeas da parcial até o fechamento.

SUPERLIGA

Na Superliga Feminina Bet7k 2023/24, Praia e Minas têm 35 pontos cada um, após 16 rodadas. A equipe de Uberlândia ocupa a terceira colocação com 13 vitórias e 3 derrotas. As mineiras da capital são quartas colocadas na tabela, com 11 vitórias e 5 derrotas.

O Praia volta a jogar na próxima quinta-feira, contra o Pinheiros, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo, pela sexta rodada do returno. O Minas enfrenta o Sesi Bauru, na sexta-feira, fora de casa.

DENTIL PRAIA CLUBE: Claudinha, Monique, Adenízia, Milka, Kuznetsova, Kasiely e Natinha (líbero). Entraram: Pri Souza, Tainara, Naiane e Milla. Técnico: Paulo Coco.

GERDAU MINAS: Jenna Gray, Kisy, Thaisa, Julia Kudiess, Pri Daroit, Peña e Nyeme (líbero). Entraram: Fran Tomazoni, Mitchem, Carol Gattaz e Larissa. Técnico: Nicola Negro.