Giovane é homenageado com coleção de moedas
O bicampeão olímpico é mais um integrante do projeto "Grandes Ídolos do Esporte"
Um dos símbolos da ‘Geração de Ouro’ do vôlei, Giovane Gávio é a quinta personalidade homenageada na classe 2022 da coleção ‘Grandes Ídolos do Esporte’, iniciativa da Memorabília do Esporte em parceria com a Casa da Moeda do Brasil. Gigio, bicampeão olímpico (Barcelona-1992 e Atenas-2004) e membro do Hall da Fama do Vôlei (Holyoke/EUA), é a décima quarta lenda do esporte nacional retratada na coleção, que apresenta séries limitadas e exclusivas de medalhas em prata, bronze dourado, bronze e cuproníquel, já em pré-venda pelos sites do Clube da Medalha e da Memorabília do Esporte.
– Tudo que remete às conquistas, que nos faz reviver aqueles momentos, é sempre muito especial. Estou muito feliz com a homenagem da Memorabília do Esporte e da Casa da Moeda, já são 30 anos da primeira medalha de ouro de Barcelona, e essa é uma oportunidade de criar um ponto de contato também com as gerações mais novas. Essa celebração é sempre importante, ter a história cunhada em uma medalha comemorativa é motivo de felicidade e inspiração, faz com que a gente possa voltar no tempo e viver de novo aquele momento – afirmou Giovane.
A classe de 2022, que já prestou tributos a Adhemar Ferreira da Silva, Magic Paula, Maria Lenk, Maurren Maggi e, agora, Giovane Gávio, vai trazer homenagem a Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística) ainda este ano. Todas as séries possuem medalhas em prata, bronze dourado, bronze e cuproníquel. A coleção ‘Grandes Ídolos do Esporte’ já homenageou em 2021: Robert Scheidt, Maria Esther Bueno, Rodrigo Pessoa, Jackie Silva/Sandra Pires, Daniel Dias, Hortência, Cesar Cielo e Daiane dos Santos.
Produzidas pela Casa da Moeda do Brasil e cunhadas com acabamento especial ‘proof’, as medalhas de prata (+ 31g), bronze dourado (+ 24g) e bronze (+ 24g) possuem diâmetro de 40mm, enquanto a linha de cuproníquel tem 30mm. As séries de 40mm possuem fundo espelhado, com tiragens limitadas e numeradas, e certificados de autenticidade da CMB, além do estojo da peça. As unidades em cuproníquel são comercializadas acompanhadas de um cartão exclusivo da coleção.