Guidetti
Home Destaques Guidetti compara Egonu com Cristiano Ronaldo
Destaques - Internacional - 11 de abril de 2021

Guidetti compara Egonu com Cristiano Ronaldo

Técnico do Vakifbank coloca Conegliano como favorito na final da Champions


Finalista da Champions League, o Vakifbank terá pela frente um enorme desafio para ficar com o título europeu. Desbancar o Conegliano, no dia 1 de maio, na cidade italiana de Verona. Hoje, o time de Egonu, Wolosz, De Gennaro & Cia. acumula uma incrível sequência de 61 vitórias seguidas desde o fim de 2019. Para Giovanni Guidetti, comandante do time turco, existe uma relação esportiva entre Cristiano Ronaldo, um dos maiores jogadores de futebol da atualidade, e a oposto Paola Egonu, estrela do Conegliano.

– Se você fala com qualquer técnico de futebol, ele irá dizer que não gosta de enfrentar Ronaldo. Egonu é uma jogadora única atualmente. Ela faz algo diferente do que outras grandes jogadoras do mundo e é muito difícil pará-la. Ela tem força e usa ângulos que são realmente únicos. Egonu é hoje a maior pontuadora do mundo. E mais: ela não está cercada por jogadoras ruins no Conegliano – comentou Guidetti.

Na fase de classificação da Champions 2020/2021, o Vakifbank perdeu apenas dois sets. Na sequência, eliminou o Chemik Police, da Polônia, e o Busto Arsizio, da Itália, perdendo seu primeiro e único jogo na competição. A derrota em casa ensinou lições para o elenco:

– A derrota para o Busto foi mágica. Ela nos trouxe de volta à realidade. Nós somos um time forte, mas não somos o único time forte do mundo. Nós aprendemos muito com a lição que o Busto Arsizio nos ensinou. Sabemos o que significa jogar em alto nível contra um rival italiano. Mas a diferença deles para o Conegliano é muito grande.

Guidetti, finalista do Campeonato Turco, vê o Conegliano como favorito.

– Este é um dos times mais fortes que eu já treinei no Vakifbank nos últimos anos. Nós sempre acreditamos em nosso potencial e na chance de vencer qualquer final. Mas sabemos que na nossa frente estará um time mais forte do que o nosso. Conegliano joga um vôlei maravilhoso. Elas basicamente não têm pontos fracos, com uma bola alta muito poderosa, além de serem bem organizadas no bloqueio e na defesa. E elas ainda têm Egonu – comentou o treinador.

No Final Four da Champions 2017 e 2018, os dois times se enfrentaram. E em ambas com vitória da equipe turca. Em 2019, porém, com Egonu no Novara, o Vakifbank foi derrotado na semifinal. Um antídoto para Egonu, segundo Guidetti, pode ser a sueca Isabelle Haak:

– Quando eu a vi pela primeira vez, pensei imediatamente que era a jogadora que eu gostaria de treinar no Vakifbank. Haak é no momento uma das três melhores opostos do mundo, sem dúvida. E, diferentemente de Tijana Boskovic e Paola Egonu, ela não está jogando o Campeonato Europeu, a VNL e o Mundial. Boskovic e Egonu jogam esses torneios todo ano e em todos elas estão ganhando medalhas. Bella está alcançando este nível ao jogar apenas pelo clube. Estou muito feliz e orgulhoso sobre o que ela está trazendo para o Vakifbank. Bella me surpreende a cada dia. Eu não ficarei chocado se ela me surpreender de novo em sua primeira final de Champions.